Sala Braille da biblioteca pública de Lagoa Santa no contexto da agenda 2030

incluindo pessoas e transformando vidas

Autores

  • Tatiana Soares Brandão Biblioteca Pública de Lagoa Santa
  • Paula Renata Mariano Biblioteca Pública de Lagoa Santa
  • Jorge Santa Anna Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Resumo

As bibliotecas públicas exercem um papel fundamental no desenvolvimento da sociedade, sobretudo quando oferecem serviços que interferem na melhoria da qualidade de vida das pessoas, o que representa um compromisso com a prática cidadã. No contexto da Agenda 2030, esse compromisso tem se intensificado, com ações ou projetos que contribuem, de algum modo, para o fortalecimento dos objetivos do desenvolvimento sustentável. Este artigo é qualitativo, pois relata a experiência do Projeto Sala Braille, gerenciado pela Biblioteca Pública de Lagoa Santa, Estado de Minas Gerais, cujo objetivo é apresentar a viabilidade do Projeto, a partir dos resultados alcançados, considerando a satisfação dos usuários e a repercussão do Projeto no meio científico e profissional. Além disso, expõem-se as bases teóricas do estudo, as fases de planejamento, diagnóstico, implementação e, sobretudo, a avaliação, elucidando os benefícios que esse Projeto proporciona na vida das pessoas com deficiência visual. Os resultados da experiência indicaram a importância do Projeto, sobretudo por possibilitar a inserção/resgate das pessoas ao convívio social. Concluiu-se que a Sala Braille é um espaço de acolhimento e socialização dos indivíduos, um exemplo prático de que as bibliotecas podem contribuir para o desenvolvimento da sociedade, oferecendo acesso igualitário à informação, garantindo os direitos cidadãos e, com efeito, transformando vidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiana Soares Brandão, Biblioteca Pública de Lagoa Santa

Graduada em Biblioteconomia. Especialista em Gestão de Projetos. Bibliotecária atuante na Biblioteca Pública de Lagoa Santa.

Paula Renata Mariano, Biblioteca Pública de Lagoa Santa

Graduada em Biblioteconomia. Especialista em Gestão de Projetos. Bibliotecária na Biblioteca Pública de Lagoa Santa. 

Jorge Santa Anna, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES, 2012). Atualmente, é instrutor de cursos sobre Normalização e Editor de Textos para Trabalhos Acadêmicos e Redação Oficial no Departamento de Pessoas da UFES; mestrando do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); bolsista do projeto elaboração e implantação de uma política de periódicos e construção do portal de periódicos de Minas Gerais, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG); membro do grupo de pesquisa Informação e sistemas de informação: Estudos de usuários e usos, financiado pelo CNPQ; atua no ramo da consultoria informacional, com foco em normalização, estruturação e revisão de projetos e pesquisas acadêmico-científicas; ministra aulas, cursos e treinamentos sobre metodologia científica e leciona nos cursos de Biblioteconomia e Administração; e é revisor e assessor do periódico Pró-Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFES . Tem experiência na área de consultoria de acervos bibliográficos, normalização e revisão de trabalhos científicos. Realiza pesquisa em diferentes temáticas da Ciência da Informação, trabalhando principalmente com os seguintes temas: formação continuada, tratamento da informação, fazer bibliotecário, tecnologia da informação, formação e desenvolvimento de coleções e organização da informação e do conhecimento, com foco nas novas formas de representação e linguagem documentária direcionadas à gestão de coleções digitais.

Downloads

Publicado

2022-07-27

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA