Documentos fotográficos
tratamento, conservação/preservação e democratização do acesso à informação
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2022v18n2.63847Resumo
Disponibilizar a informação de forma acessível nos diversos suportes informacionais existentes na humanidade é o desafio da Biblioteconomia e da Ciência da Informação. Livros e periódicos impressos ou digitais são os suportes convencionais e por isso mais conhecidos, através dos quais a informação circula e chega à sociedade. Contudo, existe uma variedade de suportes que necessitam de tratamento e preservação, bem como de divulgação, pois se configuram como fonte de história e memória e, por conseguinte, de pesquisa. Neste artigo, emerge a necessidade de tratamento, conservação, preservação e divulgação das informações registradas no suporte fotografia. Para tanto, através de uma revisão de literatura sobre a temática, buscam-se alternativas para viabilizar o tratamento, conservação, preservação e divulgação do acervo fotográfico do Setor de Coleções Especiais - SCE da Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Este trabalho, num primeiro momento, apresenta a coleção do referido setor, assim como sua importância para a preservação da memória institucional. Também relata, de forma sucinta, a história da fotografia, seus principais inventores e também seus experimentos incipientes e arcaicos, que, no entanto, possibilitaram às gerações futuras novas técnicas de produção fotográfica. Além disso, destaca que da fotografia como fonte de informação emana um misto de sensações, sejam tristes ou alegres – e às vezes pode até, a partir do olhar de quem a observa, não expressar nenhum sentimento. Por fim, esta pesquisa alude ao inegável valor da informação e do conhecimento, bem como das possibilidades de abstrações presentes na imagem fotográfica com seus atributos – categorias de representação da imagem –, pois, impregnada de conteúdos relevantes, tais abstrações podem estar diretamente relacionadas aos registros de um domínio ou do nível cognitivo de quem a observa.