Empreendedorismo, inovacão, startups e lean startup
uma revisão da literatura
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2022v18n2.64428Resumo
A velocidade com que transformações estruturais tem tornado obsoletos produtos, processos, empresas e mercados inteiros tem chamado a atenção das organizações sobre a necessidade de inovar em seus segmentos, em entregar valor superior ao cliente e se posicionar de maneira competitiva diante da concorrência. Essa nova onda tem reforçado conceitos como empreendedorismo, inovação, startups e mais recentemente lean startup. O objetivo desta pesquisa foi desenvolver um estudo que analisasse a opinião de diferentes autores sobre estes conceitos por meio de um levantamento bibliográfico sobre o tema nas publicações entre os anos de 2009 a 2019. A metodologia utilizada para a elaboração desse estudo foi uma análise das publicações sobre empreendedorismo, inovação, startups e lean startup. As bases utilizadas foram Spell, Scopus, Google Scholar e livros e no final foram utilizados 14 periódicos e 1 livro. A pesquisa demonstrou que as startups são empresas nascentes diretamente ligadas aos conceitos de empreendedorismo e inovação que muitas vezes surgem em ambientes de incerteza e instabilidade. O conceito de lean ou pensamento enxuto aplicado às startups deu origem ao lean startup que apresenta métodos de validação de hipóteses para que as startups tenham maiores possibilidades de sucesso no mercado.