Os dispositivos móveis e a prática BYOD entre bibliotecários

Autores

  • Fabricio Foresti UFSC
  • Gregório Varvakis Universidade Federal de Santa Catarina
  • Angel Freddy Godoy Viera Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

A prática de usar a tecnologia de propriedade do trabalhador para fins de trabalho é fenômeno e tendência informacional contemporânea, conhecida como “Traga seu próprio dispositivo” ou consumerização. O objetivo do estudo é mostrar como o tema é abordado entre bibliotecários. Para tanto, é realizada pesquisa bibliográfica em bases de dados nacionais e internacionais. Os estudos recuperados mostram o uso de dispositivos móveis por bibliotecários. Os resultados revelam que o tema nas bibliotecas é orientado aos usuários e deixa de lado o sentido real da prática, que refere ao uso da tecnologia de propriedade dos trabalhadores para trabalhar. Os estudos mostram que a prática apresenta oportunidades de inovação, de atendimento ao usuário, de conversão dos serviços da biblioteca em serviços móveis. Os estudos também apontam impactos positivos e negativos na equipe da biblioteca. Conclui que o tema é novidade quando se trata de bibliotecas e bibliotecários e que estudos futuros sobre a prática BYOD no ambiente das bibliotecas e demais unidades de informação, com foco no trabalhador, se fazem necessários

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabricio Foresti, UFSC

Graduado em Biblioteconomia. Possui experiência na área de Ciência da Informação, Arquivologia e Biblioteconomia. É programador e web designer. 

Gregório Varvakis, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Manufacturing Engineering - Loughborough University of Technology (1991). Professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina. Docente nos programas de Pógraduação de Engenharia e gestão do conhecimento e Ciencia da Informação.

Angel Freddy Godoy Viera, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Engenharia de Produção. Professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Recuperação Inteligente de Informação.

Downloads

Publicado

2023-04-25

Edição

Seção

ARTIGOS DE REVISÃO