Indexação e recuperação da informação

estudo da representação da informação na plataforma de streaming Netflix

Autores

  • Beatriz Kevelly de Souza Neves Luz Universidade Federal do Pará
  • Eddie Carlos Saraiva da Silva Universidade Federal do Pará https://orcid.org/0000-0002-9227-3799
  • Franciele Marques Redigolo Universidade Federal do Pará

Resumo

A pesquisa aborda a indexação e a recuperação da informação na plataforma de streaming Netflix. Investiga a recuperação da informação e possíveis problemas acerca da representação temática da informação na plataforma. Tem como objetivo avaliar a prática de indexação e recuperação na Netflix enquanto pesquisador-usuário da plataforma. A pesquisa possui uma abordagem quali-quantitativa e adota como enfoque metodológico o estudo de caso de caráter exploratório. Observa-se que, de fato, o desempenho da indexação reflete na recuperação da informação e corrobora com a ideia de Chaumier (1988) ao constatar que a existência de ruídos, em 90% dos casos, é indicativa de uma indexação inadequada. A avaliação recorrente desse tipo de processo é de suma importância não tão somente para melhorar a qualidade e a usabilidade do sistema, mas sobretudo para auxiliar o profissional no conhecimento do sistema que trabalha para poder satisfazer a necessidade intelectual do usuário de forma eficaz, rápida e com qualidade. Além disso, confirma a importância da discussão dessa temática no meio acadêmico, assim como a elaboração de mais pesquisas relacionadas ao tratamento temático de informações audiovisuais, com o intuito de atender as demandas de informação apresentadas atualmente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Beatriz Kevelly de Souza Neves Luz, Universidade Federal do Pará

Graduanda em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Pará.

Eddie Carlos Saraiva da Silva, Universidade Federal do Pará

Mestrando em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Pará. Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Pará. Bibliotecário no Instituto Tecnológico Vale.

Franciele Marques Redigolo, Universidade Federal do Pará

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Docente na Faculdade de Biblioteconomia e no Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Pará.

Downloads

Publicado

2023-07-07

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISA