Processos, produtos e instrumentos de tratamento temático da informação na perspectiva discente

Autores

Resumo

Aborda o tratamento temático da informação na perspectiva discente. Objetiva traçar um panorama de como os alunos veem o ensino do tratamento temático da informação e sua aplicação no mercado de trabalho. Busca apresentar uma visão mais ampla acerca do tema e incitar o olhar para o caráter formativo praticado nessa dimensão fundamental em organização da informação. Constitui pesquisa descritiva de natureza quali-quantitativa, desenvolvida sob o método do estudo de caso mediante aplicação de questionário online aos alunos do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Goiás, egressos das disciplinas da área de tratamento temático da informação. Os resultados indicam que os processos de tratamento temático da informação são grandemente assimilados pelos discentes, sobretudo a classificação bibliográfica, assim como os sistemas de classificação, surgem como o instrumento melhor compreendido e a notação classificatória como o produto de melhor entendimento via ensino praticado no eixo temático.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lais Pereira de Oliveira, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Docente do curso de graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal de Goiás (UFG). Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Mestre em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB). Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Goiás (UFG).

Wállery Félix Nascimento, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Discente do curso de Biblioteconomia pela UFG (Universidade Federal de Goiás), atuando também na Iniciação Científica em projeto e grupo de pesquisa voltados para a área da Ciência da Informação. Tem como áreas de interesse: Organização e Tratamento da Informação, Biblioteca Universitária, Gestão da Informação e Gestão do Conhecimento. 

Downloads

Publicado

2023-07-07

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISA