A sincronicidade no atendimento a usuários de bibliotecas universitárias brasileiras e portuguesas

Autores

Resumo

Este artigo tem como objetivo mapear bibliotecas que utilizam ferramentas de atendimento síncrono aos usuários e verificar as ferramentas utilizadas no atendimento síncrono. O estudo caracteriza-se como exploratório e descritivo. Identificaram-se as universidades portuguesas e brasileiras definidas como campo de pesquisa, definiu-se o universo a ser pesquisado e desenhou-se o instrumento para recolha de dados e atingimento do objetivo proposto. Os dados refletem uma tendência de uso do atendimento síncrono no Brasil e em Portugal. Observa-se que no Brasil há uma maior incidência no atendimento síncrono, em comparação à Portugal. Verifica-se também que o chat para atendimento on-line, por meio dos websites das bibliotecas é o meio mais utilizado nos dois países. Verifica-se que os percentuais recolhidos na investigação revelam que o atendimento síncrono, em tempo real, ainda não é utilizado pela maioria das bibliotecas brasileiras e portuguesas. No Brasil, este tipo de atendimento tem sido mais adotado (41%), em comparação à Portugal (33%), mas ambos ainda são contemplados pela minoria das bibliotecas universitárias daqueles países.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Roberta Sousa Mota, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais pela Universidade do Porto - Portugal. Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Especialista em: Gestão Empresarial e de Pessoas (Universidade Potiguar) e em Gestão de Unidades de Informação (UFPB). Bacharel em Biblioteconomia (UFPB), atua como bibliotecária na Universidade Federal da Paraíba, com ênfase no Serviço de Referência, Tecnologias da Informação e Comunicação e, em Bibliotecas Universitárias.

Maria Manuel Borges, Universidade de Coimbra

Professora Associada com habitação em Ciência da Informação do Departamento de Filosofia, Comunicação  e Informação da Universidade de Coimbra. Coordenadora do Doutoramento em Ciência da Informação da Universidade de Coimbra

 

Downloads

Publicado

2023-10-20

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISA