Biblioteca escolar como instrumento de ensino-aprendizagem

uma busca por práticas na literatura científica

Autores

  • Danielle Nunes Rodrigues Universidade Federal de Santa Catarina
  • Keitty Vieira Universidade Federal de Santa Catarina/Professora do Departamento de Ciência da Informação. https://orcid.org/0000-0001-8649-0765

Resumo

O presente trabalho tem como tema a biblioteca escolar como instrumento de ensino-aprendizagem, e suas contribuições no desenvolvimento integral do estudante como espaço de pesquisas. Tem como objetivo geral  contextualizar o papel da biblioteca escolar no processo de ensino-aprendizagem. De forma específica, objetiva: a) levantar artigos científicos referentes à temática; b) analisar o papel das bibliotecas no processo de ensino-aprendizagem e; c) identificar as práticas da utilização das bibliotecas para o processo de ensino-aprendizagem a partir dos textos recuperados. O referencial teórico trata das bibliotecas escolares e a sua participação no ambiente escolar, evidenciando suas práticas pedagógicas e suas contribuições ao acesso a pesquisa, ao conhecimento e informações para os leitores. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa, bibliográfica, descritiva e exploratória, com recorte temporal de 2012 a 2022, e com coleta de dados nas seguintes fontes: busca integrada da UFSC, SciElo e BRAPCI. Como resultado, conclui-se que a discussão sobre a biblioteca escolar e o processo de ensino-aprendizagem se dá em âmbito teórico, com pouca evidencia das práticas que efetivamente contribuem nesse processo. Todavia, há um consenso acerca dos espaços escolares que contemplam uma biblioteca de qualidade como forma de oportunizar  um vasto campo de conhecimento por meio do acervo e promoção de serviços que focam na formação crítica e cidadã do estudante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danielle Nunes Rodrigues, Universidade Federal de Santa Catarina

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina

Keitty Vieira, Universidade Federal de Santa Catarina/Professora do Departamento de Ciência da Informação.

Doutora e Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PGCIN) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com graduação em Biblioteconomia e Habilitação em Gestão da Informação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Atualmente é membro do Grupo de Pesquisa Organização do Conhecimento e Gestão Documental - KOD (UFSC), e vice líder do Grupo de Pesquisa Laboratório de Estudos em Tecnologia Assistiva, Inclusão Digital e Bibliotecas Escolares - BETA (UFSC). Possui interesse nas áreas relacionadas aos estudos históricos e epistemológicos da Biblioteconomia e Ciência da Informação, organização e representação do conhecimento e da informação, livro leitura e literatura, bibliotecas escolares e acessibilidade.

Downloads

Publicado

2024-03-03

Edição

Seção

ARTIGOS DE REVISÃO