A potencialidade da divulgação científica no enfrentamento à desinformação ambiental

o caso do Jornal Beira do Rio

Autores

Resumo

Esta pesquisa trata da divulgação científica no enfrentamento à desinformação ambiental, com enfoque nas seções Amazônia, Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade do Jornal Beira do Rio, da Universidade Federal do Pará, no período de 2018 a 2022. Caracteriza-se por uma pesquisa descritiva, de abordagem quali-quantitativa, que utiliza como procedimento o levantamento bibliográfico. Os resultados obtidos mostram a relevância do Jornal Beira do Rio para a disseminação das pesquisas realizadas na Universidade e para a difusão da ciência na região Norte do Brasil, contribuindo para a conscientização das pessoas em relação às suas interações com o meio ambiente, com vistas à sustentabilidade na Amazônia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josanne Assiz, Universidade Federal do Pará

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) de Universidade Federal do Pará (UFPA). Especialista em Gestão em Unidade de Informação pela Faculdade Ieducare (FIED). Graduada em Biblioteconomia pela UFPA.

Hamilton Oliveira, Universidade Federal do Pará

Doutor em Ciência da Informação - Universidade de Brasília (UnB). Professor Titular da Faculdade de Biblioteconomia (FABIB) e do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Pará (PPGCI/ICSA/UFPA)

Alegria Benchimol, Universidade Federal do Pará/Museu Paraense Emílio Goeldi

Doutora em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT/UFRJ-ECO). Mestre em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT/UFF) e Graduada em Letras (Português e Francês) pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Pará (PPGCI) e Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Diversidade Sociocultural (PPGDS), do Museu Paraense Emílio Goeldi.

Downloads

Publicado

2024-07-25

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISA