A ciência, a literatura infantil, a literatura juvenil e a alfabetização científica

novas conexões

Autores

  • Lucia Maria da Cruz Fidalgo Universidade Federal do Rio de Janeiro https://orcid.org/0009-0009-0980-6549
  • Lizandra Brasil Estabel Instituto Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, por meio de estudo de caso e tem o objetivo de verificar como a literatura infantil e a literatura juvenil podem ser instrumento para a educação em ciências nas escolas, possibilitando uma aprendizagem mais dinâmica e criativa, de forma a estimular o gosto pela ciência e contribuindo para a alfabetização científica. Para verificar se ocorre a relação entre a literatura infantil, a literatura juvenil e a alfabetização científica foi realizado um levantamento de publicações que abordam os referidos temas e são um instrumento de incentivo para educadores de forma a despertarem no aluno o desejo e a curiosidade pela ciência. Acredita-se ainda que estes livros poderão contribuir para a interlocução entre ciência e literatura, proporcionando a interdisciplinaridade em espaços formais e não formais como a sala de aula, a biblioteca, entre outros e a valorização da produção literária contribuindo para a alfabetização científica de crianças e jovens.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucia Maria da Cruz Fidalgo, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Assistente da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) na FACC-CBG

Bibliotecária. Mestre em Educação 

Lizandra Brasil Estabel, Instituto Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Informática na Educação (PGIE/UFRGS). Bacharel em Biblioteconomia (FABICO/UFRGS). 

Coordenadora da Área Acadêmica de Ciências da Informação do IFRS - Campus Porto Alegre. Coordenadora de Educação a Distância (EAD) - IFRS - Campus Porto Alegre. Professora do Curso Técnico em Biblioteconomia do IFRS - Campus Porto Alegre.  
Professora do Mestrado em Informática na Educação do IFRS - Campus Porto Alegre. Professora do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da UFRGS.
Membro da Comissão Brasileira de Bibliotecas Escolares (FEBAB)
Pesquisadora do Grupo de Pesquisa LEIA da FABICO/UFRGS e IFRS (registrado no CNPq)

Prêmio de Pesquisa Emerald/CAPES - Edição 2015 na categoria Ciência da Informação, Emerald/CAPES.

Downloads

Publicado

2024-07-25

Edição

Seção

ARTIGOS DE REVISÃO