FERRAMENTAS DA WEB 2.0 EM BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS: um estudo de caso

Autores

  • Jorgivania Lopes Brito
  • Patrícia Maria Silva

Resumo

O termo Web 2.0 é usado para referir à tendência que reforça o conceito de troca de informações e co-participação dos internautas com sites e serviços virtuais disponíveis no ciberespaço. Dentro desse contexto, encaixam-se ferramentas criadas e editadas pelo próprio internauta, tais como: Blogs, Microblogs, Wikis, Redes Sociais, Instant Messenger (IM), Really Simple Sindication (RSS), Bookmarking Social e Streaming Media. As bibliotecas, aos poucos, estão ingressando nesse meio e o modelo de Biblioteca 2.0 passa a ser prestigiado a partir do surgimento da Web 2.0, que vem selecionando mecanismos e ferramentas interativas para transformar a biblioteca em um espaço mais atrativo para o usuário. Dessa forma, pretendeu-se analisar a aplicabilidade de tecnologias da Web 2.0 no ambiente virtual de bibliotecas universitárias como forma de auxiliar em seus serviços, de forma que a biblioteca possa oferecer mais canais de comunicação à sua comunidade usuária. Para o desenvolvimento desta análise, foi feito um estudo de caso na Biblioteca Patativa do Assaré, na Faculdade de Juazeiro do Norte, no intuito de averiguar os serviços disponíveis pela biblioteca e as preferências dos seus usuários, para então recomendar uma proposta de aplicabilidade das ferramentas da Web 2.0 nesta biblioteca. Os resultados da análise apontam para um treinamento eficaz de usuário, bem como do apoio dos profissionais bibliotecários e das instituições que abrigam as bibliotecas. Assim, com esta proposta, espera-se que a biblioteca universitária, ofereça serviços através da Web 2.0 para interagir mais com o seu usuário, mantendo a sua função educativa, extensionista e investigativa.

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Publicado

2011-02-17