O BIBLIOTECÁRIO E AS COMPETÊNCIAS ADMINISTRATIVAS: uma revisão de literatura sobre a construção de um novo perfil
Resumo
Aborda a questão do desenvolvimento social e econômico, os avanços das tecnologias da informação e comunicação e as necessidades de novas competências que tornem o bibliotecário um profissional cada vez mais competitivo no mercado de trabalho. Contempla entre outros aspectos as tendências informacionais que levaram as organizações a investir e buscar por informação e conhecimento em diversas frentes, entre elas a Gestão da Informação e do Conhecimento. Com o objetivo de agregar valor às atividades realizadas pelo bibliotecário, a informação torna-se o principal ativo para a qualificação e criação de novas competências. Visando o bom desempenho das bibliotecas, este estudo objetiva verificar as teorias administrativas aliadas ao papel do bibliotecário atuante na gestão da informação e do conhecimento, onde a informação é tida como fator essencial ao bom funcionamento de qualquer organização. Assim, faz-se necessário a formação de um profissional competente, responsável e comprometido com a qualidade de seus serviços. Contudo o bibliotecário gestor tende a realizar praticamente todas as atividades bases da gestão da informação e do conhecimento citadas no referencial teórico em questão, e ainda construir um perfil empreendedor, criativo e dinâmico, buscando o aprendizado permanente em sua área de atuação.Downloads
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Publicado
2011-02-17
Edição
Seção
ARTIGOS