O USO DO MARKETING NA COMUNICAÇÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS EM UNIDADES DE INFORMAÇÃO: o caso da Seção de Multimeios da Biblioteca Central da UFPB

Autores

  • Walqueline da Silva Araújo
  • Márcio Bezerra da Silva
  • Alzira Karla Araujo da Silva

Resumo

A adoção da filosofia de marketing permite conhecer perfis, necessidades, desejos e expectativas, além de tornar a Instituição, seus profissionais, produtos e serviços mais conhecidos. Contribui para o fortalecimento de uma imagem positiva, atraindo, retendo e fidelizando clientes por meio de ações de atitude e de comunicação. Neste sentido, discorre-se acerca da necessidade da aplicação de ações de marketing na divulgação dos serviços oferecidos por unidades de informação, do tipo biblioteca, especialmente aqueles relacionados aos multimeios. Apresenta características e tipologias dos multimeios, adotando a Seção de Multimeios da Biblioteca Central (BC) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) como campo de pesquisa. Utiliza um questionário como instrumento para obtenção de dados, aplicado a vinte clientes que utilizaram os serviços de circulação da biblioteca. Os resultados demonstram o desconhecimento por parte dos clientes da biblioteca sobre o que são multimeios e sobre a existência da Seção. Pressupõe que ações de marketing podem colaborar para o aumento da demanda. Propõe ações de marketing para a Seção tais como um plano de marketing e ações de comunicação e contato pessoal, ambos baseados no marketing direcionado. Conclui que a adoção da filosofia do marketing favorecerá os seus processos internos e a comunicação sobre os seus produtos e serviços à clientela. Palavras-chave: Marketing em unidades de informação. Multimeios. Biblioteca.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-12-29

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA