TRAJETÓRIAS RELIGIOSAS: percursos de pais e mães de santo do candomblé em João Pessoa

Palavras-chave: Trajetórias Religiosas, Pais e Mães de Santo, Candomblé, João Pessoa.

Resumo

Estudar as trajetórias religiosas de pais e mães de santo do candomblé em João Pessoa, constituiu-se na temática desta pesquisa, cujo objetivo foi compreender elementos pontuais do trânsito religioso na cidade de João Pessoa, a partir da busca e adesão ao candomblé. Para isso, observa-se trajetórias de vida religiosa e o movimento de cada trajetória, dentro e fora do campo afro-brasileiro de cinco agentes, pais e mães de santo do candomblé. O diálogo com a sociologia praxiológica de Bourdieu foi o ponto de ancoragem da reflexão. Os conceitos de habitus, campo e trajetória tornam-se centrais para o quadro descritivo-analítico, assim também como os pressupostos da sociologia que se utilizam dos conceitos de experiências socializadoras e disposições. Esta investigação se caracteriza como uma pesquisa qualitativa, cujos dados foram coletados por meio de entrevista semiestrutura. A análise das trajetórias dos sujeitos constrói um percurso delineado como individual, que, porém, mostra-se atravessado continuamente pelas forças sociais, disputas, conflitos, mudanças e tendências que atuam no campo em questão.

Biografia do Autor

Gracila Graciema de Medeiros, UFPB

Estudante de doutorado em sociologia pela Universidade Federal da Paraíba. Mestre em sociologia e graduada em ciências sociais. Área de concentração, Sociologia da Religião,  com foco em "trânsito religioso".

Publicado
2020-05-17
Como Citar
MEDEIROS, G. G. DE. TRAJETÓRIAS RELIGIOSAS: percursos de pais e mães de santo do candomblé em João Pessoa. CAOS – Revista Eletrônica de Ciências Sociais, v. 1, n. 24, p. 184-204, 17 maio 2020.