CONHECER PARA INTERVIR: diagnóstico do IFPB-João Pessoa para realização de atividades do PIBID/Sociologia UFPB

  • Rita de Cássia Melo Santos UFPB
  • Adriano Felix da Silva UFPB
  • Aline Toledo UFPB
  • Brenno Ricardo Ramos de Medeiros UFPB
  • Franklyn Sizernando Liberato (Ayra Liberato) UFPB
  • Marcelo Cadore UFPB
  • Paula Cristina Cavalcante UFPB
  • Roberta do Nascimento Mello UFPB
  • Selma de Souza Cabral UFPB
  • Tyago Carneiro Mendes UFPB
  • Valter Gomes Silva UFPB
  • Adolfo Wagner IFPB
Palavras-chave: PIBID, IFPB/João Pessoa, Ensino Técnico Integrado ao Médio, Ensino de Sociologia

Resumo

O presente trabalho pretende apresentar os resultados obtidos com o diagnóstico realizado para atuação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/Sociologia/UFPB) no Instituto Federal da Paraíba (IFPB), campus João Pessoa. Realizado em 2018 pela totalidade de integrantes do PIBID/Sociologia/UFPB, o diagnóstico buscou produzir um material que permitisse uma visão ampla do campus e do ensino de sociologia. Deste modo, o diagnóstico pretende ser um material de reconhecimento do IFPB/campus João Pessoa e de apoio a pesquisadores que desejem desenvolver projetos no Instituto. O diagnóstico constitui-se de cinco grandes itens:  a) resgate da memória da criação do IFPB; b) descrição da estrutura física e das características funcionais do campus João Pessoa; c) identificação dos movimentos estudantis atuantes no campus; d) caracterização do funcionamento do ensino técnico integrado ao médio; e e) levantamento da oferta da sociologia nos diversos cursos e o formato da disciplina.

Biografia do Autor

Rita de Cássia Melo Santos, UFPB

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2007), mestrado e doutorado em Antropologia Social pelo PPGAS/MN/UFRJ (2016). Tem experiência em diversas instituições de pesquisa e ensino, dentre elas: pesquisadora colaboradora do Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), docente da Universidade Federal Fluminense e professora-tutora presencial de história da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ. Atualmente é professora adjunta do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de História e Antropologia, com ênfase nos seguintes temas: imagens, museus, coleções etnográficas e educação.

Adriano Felix da Silva, UFPB

Aluno do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais/UFPB.

Aline Toledo, UFPB

Aluna do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais/UFPB.

Brenno Ricardo Ramos de Medeiros, UFPB

Aluno do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais/UFPB.

Franklyn Sizernando Liberato (Ayra Liberato), UFPB

Aluno do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais/UFPB.

Marcelo Cadore, UFPB

Aluno do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais/UFPB.

Paula Cristina Cavalcante, UFPB

Aluna do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais/UFPB.

Roberta do Nascimento Mello, UFPB

Aluna do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais da UFPB.

Selma de Souza Cabral, UFPB

Aluna do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais/UFPB.

Tyago Carneiro Mendes, UFPB

Aluno do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais/UFPB.

Valter Gomes Silva, UFPB

Aluno do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais/UFPB.

Adolfo Wagner, IFPB

Professor do Instituto Federal da Paraíba (IFPB).

Publicado
2020-05-17
Como Citar
SANTOS, R. DE C. M.; SILVA, A. F. DA; TOLEDO, A.; MEDEIROS, B. R. R. DE; (AYRA LIBERATO), F. S. L.; CADORE, M.; CAVALCANTE, P. C.; MELLO, R. DO N.; CABRAL, S. DE S.; MENDES, T. C.; SILVA, V. G.; WAGNER, A. CONHECER PARA INTERVIR: diagnóstico do IFPB-João Pessoa para realização de atividades do PIBID/Sociologia UFPB. CAOS – Revista Eletrônica de Ciências Sociais, v. 1, n. 24, p. 16-38, 17 maio 2020.
Seção
DOSSIÊ POR DENTRO DO IFPB: conhecer e expressar