MÚLTIPLAS FORMAS DE VIOLÊNCIA NA ESCOLA: notas sobre uma pesquisa em curso no IFPB, campus João Pessoa

  • Rita de Cássia Melo Santos UFPB
  • Aline Toledo UFPB
  • Selma Cabral UFPB
  • Adolfo Wagner IFPB
Palavras-chave: Violência Escolar, LGBTQIfobia, Violência de Gênero, Instituto Federal da Paraíba

Resumo

O presente artigo parte de uma experiência de pesquisa-ensino relacionada ao desenvolvimento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no curso de Licenciatura em Ciências Sociais e no Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Campus João Pessoa, no período de julho de 2018 a janeiro de 2020. A pesquisa centrou-se em identificar as múltiplas formas de violência existentes na unidade escolar, para isso realizando levantamento de dados junto aos setores institucionais de registro e resolução da violência, entrevistando psicólogos e docentes envolvidos com o combate e prevenção da violência na escola e, sobretudo, realizando investigações junto ao corpo estudantil por meio de grupos focais, entrevistas dirigidas e questionários. Neste artigo, pretendemos especificamente apresentar os resultados parciais obtidos a partir das manifestações de violência de gênero e LGBTQIfobia no IFPB/João Pessoa.

Biografia do Autor

Rita de Cássia Melo Santos, UFPB

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2007), mestrado e doutorado em Antropologia Social pelo PPGAS/MN/UFRJ (2016). Tem experiência em diversas instituições de pesquisa e ensino, dentre elas: pesquisadora colaboradora do Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), docente da Universidade Federal Fluminense e professora-tutora presencial de história da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ. Atualmente é professora adjunta do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de História e Antropologia, com ênfase nos seguintes temas: imagens, museus, coleções etnográficas e educação.

Aline Toledo, UFPB

Aluna do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais/UFPB.

Selma Cabral, UFPB

Aluna do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais/UFPB.

Adolfo Wagner, IFPB

Professor do Instituto Federal da Paraíba (IFPB).

Publicado
2020-05-17
Como Citar
SANTOS, R. DE C. M.; TOLEDO, A.; CABRAL, S.; WAGNER, A. MÚLTIPLAS FORMAS DE VIOLÊNCIA NA ESCOLA: notas sobre uma pesquisa em curso no IFPB, campus João Pessoa. CAOS – Revista Eletrônica de Ciências Sociais, v. 1, n. 24, p. 39-57, 17 maio 2020.
Seção
DOSSIÊ POR DENTRO DO IFPB: conhecer e expressar

Artigos mais lidos do (s) mesmo (s) autor (es)