“SE PREPARE QUE O PAVIO VAI ACENDER”: análise sobre o movimento de ocupação do Instituto Federal de Cabedelo/PB
Resumo
O presente artigo é proveniente do trabalho de conclusão de curso da Autora (2017), que teve como objetivo investigar o movimento de Ocupação das Escolas no ano de 2016, com ênfase no Instituto Federal da Paraíba (IFPB) campus Cabedelo. O percurso metodológico refere-se ao acesso inicial à pesquisa realizada durante a ocupação do campus através do Projeto de Extensão intitulado Universidade e Juventude: passarela cidadã. Tal pesquisa foi realizada pelos discentes XX e XX, vinculados ao grupo acima citado, sob a responsabilidade professora XX. O segundo momento foi a realização de um grupo focal com os alunos e alunas que fizeram parte da ocupação, para desta forma, entender como se dá a relação escola-alunos após o movimento de ocupação. Com a mobilização de alguns teóricos como Castells (2013), Gohn (2011), Poerner (2004) Foracchi (1972), Ianni (1963), Sposito (2000), Pais (1993), pode-se compreender a trajetória dos movimentos sociais da juventude e a sua dinâmica na contemporaneidade. Nesse sentido, com os resultados, torna-se perceptível uma maior quantidade de participação de alunos mais jovens, concentrados no primeiro ano, e, a partir dos relatos, demonstra-se uma mudança na relação com a escola mediante uma maior apropriação do espaço escolar pelos alunos participantes desta pesquisa.
Copyright (c) 2020 Raphaella Ferreira Mendes, Geovânia da Silva Toscano

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CAOS é regida por uma Licença da Creative Commons (CC) aplicada a revistas eletrônicas, com a qual os autores declaram concordar ao fazer a submissão. Para ler os termos da CC BY-NC 4.0, clique na imagem: