“SE PREPARE QUE O PAVIO VAI ACENDER”: análise sobre o movimento de ocupação do Instituto Federal de Cabedelo/PB

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.46906/caos.n25.54893.p69-97

Palabras clave:

Ocupação; Estudantes; Participação; Resistência.

Resumen

O presente artigo é proveniente do trabalho de conclusão de curso da Autora (2017), que teve como objetivo investigar o movimento de Ocupação das Escolas no ano de 2016, com ênfase no Instituto Federal da Paraíba (IFPB) campus Cabedelo. O percurso metodológico refere-se ao acesso inicial à pesquisa realizada durante a ocupação do campus através do Projeto de Extensão intitulado Universidade e Juventude: passarela cidadã. Tal pesquisa foi realizada pelos discentes XX e XX, vinculados ao grupo acima citado, sob a responsabilidade professora XX. O segundo momento foi a realização de um grupo focal com os alunos e alunas que fizeram parte da ocupação, para desta forma, entender como se dá a relação escola-alunos após o movimento de ocupação. Com a mobilização de alguns teóricos como Castells (2013), Gohn (2011), Poerner (2004) Foracchi (1972), Ianni (1963), Sposito (2000), Pais (1993), pode-se compreender a trajetória dos movimentos sociais da juventude e a sua dinâmica na contemporaneidade. Nesse sentido, com os resultados, torna-se perceptível uma maior quantidade de participação de alunos mais jovens, concentrados no primeiro ano, e, a partir dos relatos, demonstra-se uma mudança na relação com a escola mediante uma maior apropriação do espaço escolar pelos alunos participantes desta pesquisa.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Raphaella Ferreira Mendes, Universidade Federal de Campina Grande

Mestra em Ciências Sociais no Programa de Pós - Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Campina Grande - PPGCS/UFCG; Graduada em Ciências Sociais - Licenciatura pela Universidade Federal da Paraíba. Atuou no Programa de Iniciação à Docência (PIBID) em Sociologia, através da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC), e no Projeto Gênero e Diversidade na Escola (GDE), pelo Programa de Licenciaturas (PROLICEN), ambos vinculados à Universidade Federal da Paraíba, no período de 2013 a 2017.Desenvolve pesquisas sobre lideranças de mulheres nos movimentos sociais contemporâneos, principalmente durante a Primavera Secundarista (2016), no movimento de ocupações das escolas no município de Campina Grande/PB. Áreas de interesse: Movimentos Sociais, Gênero e Juventude.

Geovânia da Silva Toscano, UFPB

Professora Associada I do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal da Paraíba. É Licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1993), Mestre (1999) e Doutora (2006) em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Pós-Doutorado na UNESP/Araraquara/SP. Atualmente é pesquisadora do Grupo Universitas/Brasil, pesquisadora do Núcleo de Pesquisa sobre Educação Superior/UFPB. Atua principalmente nos seguintes temas: educação e sociedade, extensão universitária, ensino superior, cultura e sociedade, ensino de sociologia, juventude, educação política, ensino médio, memória, meio ambiente e sociedade, saúde e sociedade.

Publicado

2020-12-10

Número

Sección

DOSSIÊ JUVENTUDE, PARTICIPAÇÃO POLÍTICA E EDUCAÇÃO