O PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA (PSF) SOB A ÓTICA DOS USUÁRIOS NAS COMUNIDADES SANTA CLARA E ALTO DO CÉU EM JOÃO PESSOA-PB
Abstract
O objetivo desse trabalho foi analisar o desempenho do PSF, na perspectiva dos usuários, captando o nível de compreensão e satisfação da comunidade, destacando a qualidade dos serviços oferecidos e o desempenho profissional da equipe, comparando-o com a assistência prestada pelos antigos postos de saúde. Utilizamos métodos qualitativos, com entrevistas realizadas com os usuários do programa, além da observação participante. Analisamos a visão da comunidade em relação ao Programa a partir das dimensões: cognitivas, relacional, organizacional e profissional. Detectamos que parte da comunidade ressalta mudanças no atendimento, como visitas domiciliares, atividades dos agentes de saúde e localização da Unidade próxima à comunidade. Mesmo reconhecendo alguns avanços, esses usuários apontam, entre outros aspectos, insuficiência nas estruturas físicas das Unidades, a falta de medicamentos, a necessidade de formar parcerias entre moradores e profissionais para reinvidicações que contribuam para a melhora do Programa.
Palavras-chave: Programa de Saúde da Família (PSF); usuários; qualidade dos serviços.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
A Caos é regida por uma Licença da Creative Commons (CC): CC BY-NC 4.0, aplicada a revistas eletrônicas, com a qual os autores declaram concordar ao fazer a submissão. Os autores retêm os direitos autorais e os de publicação completos.
Segundo essa licença, os autores são os detentores dos direitos autorais (copyright) de seus textos, e concedem direitos de uso para outros, podendo qualquer usuário copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, remixar, transformar e criar a partir do material, ou usá-lo de qualquer outro propósito lícito, observando os seguintes termos: (a) atribuição – o usuário deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Os usos podem ocorrer de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira haver o apoio ou aprovação do licenciante; (b) NãoComercial – o material não pode ser usado para fins comerciais; (c) sem restrições adicionais – os usuários não podem aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Recomendamos aos autores que, antes de submeterem os manuscritos, acessem os termos completos da licença (clique aqui).