A problemática da pirataria no contexto dos meios de comunicação: das ondas do rádio ao oceano do ciberespaço

Autores

  • Cândida NOBRE

Resumo

A cibercultura permitiu uma autonomia dos indivíduos perante os conteúdos mediados. Ela, por sua vez, estabelece novos hábitos e comportamentos de consumo capazes de gerar uma (n)etiqueta própria. Assim, cópia, compartilhamento e difusão dos produtos culturais nas plataformas digitais, apesar de rotineiras, encontram dificuldades em serem compreendidas para além das proibições. Está claro que uma parte destas reproduções são permitidas, porém, a proibição de algumas delas não impede o usuário de constituir a mesma relação de copiagem, desconsiderando a ilegalidade do ato. Este trabalho tem como objetivo discutir de que maneira a pirataria contribui para a consolidação de uma das características primordiais da cibercultura que se refere à autonomia do indivíduo diante dos produtos midiáticos.

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Publicado

2011-12-09

Como Citar

NOBRE, C. A problemática da pirataria no contexto dos meios de comunicação: das ondas do rádio ao oceano do ciberespaço. Culturas Midiáticas, [S. l.], v. 4, n. 2, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/cm/article/view/11651. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos