Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A submissão está de acordo com a seção Sobre a Revista , respeitando todas as instruções de Foco e Escopo, e os autores estão cientes dos Compromissos Éticos.
  • O texto segue os padrões de estilo, formatação e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso já tenha sido publicada em periódicos estrangeiros, em anais de eventos ou for fruto de monografias, dissertações e teses, explicitar em "Comentários ao Editor".
  • Todos os (as) autores (as) estão devidamente cadastrados na CM, vinculados à submissão e seus cadastros estão atualizados em nosso sistema. Também estão devidamente preenchidos em português, inglês e espanhol todos os metadados da submissão.
  • A identificação de autoria deste trabalho foi removida do texto, do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo total no momento da avaliação duplo-cega por pares.
  • Pelo menos um(a) dos(as) autores(as) possui titulação de mestre. Em caso de co-autoria com graduados(as) e/ou graduandos(as), os últimos estão vinculados a grupos de pesquisa e/ou projetos de Iniciação Científica (o que deve estar explicitado em "Comentários ao Editor").
  • Figuras, quadros e tabelas estão, além de inseridas ao longo do texto, sendo enviadas em arquivos separados, em formato jpg e em resolução entre 200-300dpi.
  • Como parte do processo de submissão, os (as) autores (as) são obrigados (as) a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados aqui, além dos critérios informados em todas as seções do site da CM. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos (às) autores (as).

Diretrizes para Autores

Cadastro / Atualização cadastral

Todos os autores e autoras devem estar com cadastro atualizado no sistema da revista, especificando obrigatoriamente e com clareza seu nome completo, sua titulação e seu vínculo institucional mais recentes, seu e-mail para contato, os idiomas que domina, as áreas de interesse, além das URLs do Currículo Lattes e do Orcid (associar também o próprio cadastro Orcid com o sistema da revista). Solicitamos ainda que preencham suas minibiografias atualizadas nos três idiomas com até 250 caracteres com espaços durante o processo de submissão. Para instruções detalhadas sobre como preencher o cadastro CLIQUE AQUI. Não serão avaliadas submissões cujos(as) autores(as) possuam cadastros incompletos e/ou desatualizados no sistema da CM.

Recomendamos ainda que os(as) autores(as) também criem e atualizem perfis em redes internacionais de pesquisadores(as), como Google Scholar, Research Gate, Academia.edu, entre outros, mantendo ativa a circulação e divulgação da produção científica.

Submissão de textos

Lembramos que ao menos um(a) dos(as) co-autores(as) deve possuir a titulação de mestrado e este(a) deve ser o contato principal da submissão. Caso haja co-autoria com graduando(a)/graduado(a), deve constar explicitamente no Resumo da Biografia deste(as) a sua participação em grupos de estudo e/ou projetos de iniciação científica, o que também deve ser sinalizado em "Comentários ao Editor".

Todos os manuscritos submetidos devem seguir atentamente as instruções contidas em todas as seções do site da Culturas Midiáticas e estar alinhados ao foco e ao escopo da CM, o que deve ser explícito desde o título/subtítulo, palavras-chave e resumo dos textos.

Os originais dos artigos devem ter extensão de até 35 mil caracteres com espaços (incluindo título, resumos, palavras-chave, corpo do texto, notas de rodapé e referências). A submissão deve seguir todas as instruções presentes NESTE ARQUIVO MODELO PARA SUBMISSÕES. O arquivo deve ser submetido em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapasse os 2MB). Página deve vir em tamanho A4 com margens de 3 cm à esquerda e superior; e 2 cm à direita e inferior.

O artigo deve conter os seguintes ítens estruturais: Título original e títulos traduzidos (todos os manuscritos devem conter títulos em português, inglês e espanhol, independentemente do idioma principal do texto); Resumo original e resumos traduzidos, com suas respectivas palavras-chave (todos os manuscritos devem conter resumos e palavras-chave em português, inglês e espanhol, independentemente do idioma principal do texto), contendo o máximo de 1000 caracteres com espaços; Intertítulos (são opcionais, mas recomendamos, principalmente caso haja tópicos bem delimitados ao longo do texto e para demarcar as considerações finais); Referências. Chamamos atenção para a importância da utilização de uma bibliografia atualizada. Sugerimos o uso de artigos publicados em periódicos nas referências.

Todos os endereços de páginas na internet citados no manuscrito devem estar verificados (atualizados), ativos e acessíveis ao clique (hiperlinks).

Figuras, quadros e tabelas devem estar inseridos ao longo do texto (e não em seu final). As figuras também devem ser enviadas em arquivos separados, em formato jpg e em resolução entre 200-300dpi.

Indicar, na submissão, a Seção à qual a mesma deve ser destinada: se o manuscrito se trata de Artigo; Resenha (ambos para submissões a edições regulares de fluxo contínuo); ou de submissão direcionada para Dossiê Temático (quando houver chamada especial aberta).

Os metadados da submissão devem ser preenchidos de modo completo e nos três idiomas (português, inglês e espanhol). 

Avaliação pelos pares

Os artigos submetidos à Revista Culturas Midiáticas passam pelas seguintes etapas:

1 - Recebimento da submissão dos manuscritos através do sistema OJS3, pelo site da revista;

2 - Checagem preliminar das diretrizes e condições de submissão, pela editoria assistente. Para que os textos sigam no processo de avaliação, é preciso cumprir com todas as normas explicitadas no site da revista (tanto de formatação, como também éticas, de foco e escopo, entre outras). Caso a submissão não esteja de acordo com as indicações, uma mensagem de justificativa é encaminhada ao autor. Recomendamos que os envios que não cumpriram esta etapa com sucesso sejam corrigidos e submetidos novamente;

3 - Análise dos artigos pelo programa anti-plágio iThenticate, disponibilizado pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Universidade Federal da Paraíba (PRPG/UFPB). Para que os textos sigam para avaliação de conteúdo, será considerado o registro no software de no máximo 10% de autoplágio ou até 50% caso o texto seja resultado de monografias, dissertações e teses (o que deve estar explicitado no momento da submissão - em "Comentários ao Editor", não no arquivo do texto). Após esta avaliação, a editoria assistente encaminha cada texto a um(a) dos(as) editores(as) da revista, para a etapa de análise seguinte;

4 - Avaliação duplo-cego pelos pares (double blind and peer review) por três pareceristas ad hoc (que não integram a equipe editorial), cadastrados(as) como avaliadores(as) no sistema da revista. As(os) editoras(os) convidam três avaliadoras(es) especializadas(os) nos temas em questão, para cada manuscrito submetido. Os(as) pareceristas são necessariamente pesquisadores(as) doutores(as) de notório saber na área de Comunicação e Informação e áreas afins que, assim como os membros do Conselho Editorial, atuam em diversas regiões brasileiras e no exterior. Durante a análise, os avaliadores preenchem uma ficha de avaliação e produzem um parecer, no qual indicam ou não correções necessárias e recomendam ou não a publicação do texto. A editoria se baseia nos pareceres para solicitação de alterações e aceitação/rejeição final da publicação dos textos. Os manuscritos aprovados sem ressalvas seguem direto para a próxima etapa. Em caso de aprovação condicionada a modificações, os(as) editores(as) entram em contato com os(as) autores(as), disponibilizando os pareceres e estabelecendo um prazo para ajustes. Em caso de não aprovação do texto, os pareceres são disponibilizados aos(às) autores(as), aos(às) quais recomendamos considerar as indicações e submeter um novo manuscrito para a edição seguinte da CM. Destacamos que o resultado dos pareceres garante o anonimato dos(as) avaliadores(as) durante e após a etapa de avaliação (ao final da edição, todos(as) recebem certificados de avaliação individuais), no intuito de preservar as relações entre os pares, assim como é garantido o anonimato dos(as) autores(as) durante toda etapa de avaliação pelos(as) pareceristas (que assinam uma declaração que assegura a inexistência de conflitos de interesse);

5 - Publicação da edição, contendo os textos aprovados em todas as etapas anteriores, após revisão nos três idiomas e editoração final. A Comissão Editorial reserva-se o direito de executar alterações e ajustes de ordem formal, ortográfica e gramatical, sugeridas por revisores especializados, sem que haja alterações na substância da estrutura e do conteúdo dos textos.

Outras informações

Não é autorizado que um(a) mesmo(a) (co-)autor(a) seja avaliado(a) para uma mesma edição da revista com mais de uma submissão.   

Textos que não foram aceitos para publicação na Culturas Midiáticas estão liberados para submissão em outros periódicos.

Para evitar endogenia, não aceitamos textos de pesquisadores(as) vinculados(as) à Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Casos que escapem aos termos aqui estabelecidos serão avaliados pelo Conselho Editorial da Revista Culturas Midiáticas.

Credenciamento de avaliadores

A CM convida permanentemente pesquisadoras(es) doutoras(es), interessadas(os) em se cadastrar como avaliadoras(es) no banco de pareceristas da revista. Para isso, basta preencher o SEU PERFIL com a função de "avaliador", detalhando seus campos de atuação dentro da área da Comunicação e Informação e áreas afins, assim como os idiomas que dominam, o vínculo institucional mais recente e a URL dos seus Currículo Lattes e Orcid. Contamos com a colaboração dos pares no fortalecimento da divulgação científica qualificada no Brasil.

Dossiê Alteridades e Práticas Comunicacionais: diferentes modos de pensar, repre

As práticas de comunicação e os modos de interação e percepção do "outro" estão passando por transformações profundas e complexas, impulsionadas, em grande parte, pelas mudanças tecnológicas e culturais dos últimos anos. 

As mídias digitais oferecem tanto oportunidades quanto desafios significativos no que diz respeito à alteridade – o reconhecimento e a valorização das diversas identidades, culturas e experiências que compõem nossa sociedade. Ao mesmo tempo, as interações presenciais e os contextos locais continuam a desempenhar um papel crucial na construção de identidades e na promoção da diversidade.

Este dossiê, da Revista Culturas Midiáticas (PPGC/UFPB), convida à exploração das múltiplas dimensões da alteridade, considerando como as tecnologias midiáticas e as relações presenciais interagem para moldar as percepções de diversidade e diferença.

A noção de alteridade vai além da ideia tradicional do "outro" como sujeito humano distinto. Compreende a alteridade enquanto objetos e fenômenos como a natureza, a tecnologia, avatares de jogos, personagens de narrativas ficcionais, e diversas outras entidades que se constituem como diferentes de nós e com as quais há interação ou mediação. 

Portanto, estamos interessados em como as tecnologias midiáticas moldam e são moldadas por percepções e práticas que envolvem dinâmicas de alteridade, da mesma maneira nos instiga pensar sobre como as interações face a face e as experiências de comunicação influenciam e são influenciadas nesse contexto.

O objetivo é proporcionar um espaço de reflexão crítica sobre os papéis que as tecnologias digitais e as interações presenciais desempenham na construção de um mundo complexo e plural, além de discutir os desafios, os impactos, os afetos e as oportunidades que emergem dessas interações.

Estabelecendo um terreno para diálogos interdisciplinares, encorajamos pesquisadores e acadêmicos de diversas áreas a submeterem trabalhos que ofereçam perspectivas inovadoras, em suas diferentes manifestações e contextos, para enriquecer o debate contemporâneo sobre alteridade no campo da Comunicação.

Como sugestões de temas de interesse para este dossiê, mas não se limitando a eles, propõem-se alguns tópicos de reflexão:

  • Narrativas e alteridades nas mídias tradicionais e digitais;
  • Narrativas e alteridades nos contextos organizacionais;
  • Representações de diversidade nas produções digitais;
  • Percepções sobre políticas públicas e alteridade;
  • Estudos comparativos entre representações ficcionais e não-ficcionais;
  • Mecanismos de preconceito e discriminação em ambientes virtuais, plataformas de redes sociais, fóruns e jogos online;
  • Representações de diversidade étnica, cultural, de gênero em filmes, séries, músicas e outros produtos midiáticos;
  • Representações da natureza como “outro" na mídia, a personificação da natureza e seus impactos na comunicação ambiental;
  • Impactos da inteligência artificial e robótica;
  • Avatares de jogos e personagens de narrativas ficcionais como manifestações de alteridades digitais;
  • Performances em mídias digitais ou comunicacionais;
  • Análise de narrativas empáticas;
  • Metodologias para o estudo da alteridade, empatia, afetos em contextos midiáticos e comunicacionais,
  • Éticas e alteridades em debate;
  • Práticas de Comunicação e Saúde e sua relação com a alteridade, empatia e afetos;
  • Impacto das redes sociais na construção de alteridades juvenis e identidades digitais,
  • O papel da mídia na construção de estigmas e preconceitos em relação a minorias sociais e culturais.

 

Os trabalhos podem ser de natureza teórica ou abordar estudos de caso e práticas profissionais, desde que demonstrem uma capacidade crítico-reflexiva sobre os pilares sugeridos. Os artigos devem seguir as normas da Revista Culturas Midiáticas, disponíveis em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/cm/about/submissions

Os trabalhos poderão ser enviados até o dia 18/02/2025. 

 

O presente Dossiê conta com os seguintes editores:

Dra. Camila Freitas (UFPB)

Dra. Judy Tavares (UFAM)

Dr. Ledson Chagas (UFPB)

Dr. Luís Mauro Sá Martino (Faculdade Cásper Líbero)

Dr. Rômulo Tondo (IFFar/UFRGS)

Dr. Vilso Junior Santi (UFRR)


Referências

EAGLETON, T. Trouble with strangers. Londres: Blackwell, 2008.

FREITAS, C.; BENETTI, M. Alteridade, Outridade e Jornalismo: do fenômeno à narração do modo de existência. Brazilian Journalism Research, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 10–27, 2017.

GUNKEL, D. J.; MARCONDES FILHO, C.; MERSCH, D. (Org.). The changing face of alterity: communication, technology, and other subjects. New York, NY: Rowman & Littlefield International, 2016. 

HAZELL, C. Alterity: the experience of the other. Bloomington: Author House, 2009.

MARTÍN-BARBERO, J. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1997.

MARTINO, L. M. S. Epistemologia da alteridade: entre explicar e compreender outrem. Líbero, São Paulo, v. 19, n. 37, p. 101-108, 2016.

RICOEUR, P. O Si-mesmo Como Outro. São Paulo: Martins Fontes, 2014.

SANTI, V. J. Mediação e midiatização: conexões e desconexões na análise comunicacional. 1. ed. Jundiaí, SP: Paco Editorial, 2017.

TREANOR, B. Aspects of alterity: Lévinas, Marcel, and the contemporary debate. Nova York, NY: Fordham University Press, 2006.

Dossiê: Relações Públicas, Comunicação Organizacional e narrativas contemporânea

O dossiê Relações Públicas, Comunicação Organizacional e narrativas contemporâneas conta com os seguintes co-editores convidados: 

Aline Ferreira Lira - UFAM aline@ufam.edu.br

Ana Karin Nunes - UFRGS ana.karin@ufrgs.br 

Emanuelle Gonçalves Brandão Rodrigues - UFAL emanuelle.rodrigues@ichca.ufal.br 

As atividades e práticas de relações públicas e de comunicação organizacional, atravessadas pelas diferentes culturas, reconfiguram, constantemente, suas narrativas através das subjetividades dos sujeitos, das relações de trabalho que precisam se adaptar às novas legislações, das tecnologias que impactam identidades, imagens e reputações, das necessidades ambientais, das pautas aderentes à acessibilidade, à diversidade, à sustentabilidade e aos direitos humanos. Na busca contínua pela presença no imaginário coletivo, organizações, figuras públicas e celebridades desejam gerar impacto quanto à forma com que se relacionam com as pessoas, procurando despertar atenção a partir da construção de narrativas com temas que estejam em consonância com o debate coletivo.

O estudo das narrativas de organizações, de figuras públicas e de celebridades gera investigações sobre como os sujeitos se engajam, ou não, aos processos comunicativos, ou seja, deseja-se observar a construção e comunicação de narrativas com fins específicos de gerar mobilização frente aos seus públicos. Em virtude do volume informacional e das inúmeras possibilidades de comunicação, essas narrativas enfrentam o desafio de serem atrativas e conectadas com o debate público, assim como conectadas com os valores individuais e coletivos.

A Revista Culturas Midiáticas (PPGC/UFPB), ciente da necessidade de acompanhar as mudanças das diferentes narrativas, lança o Dossiê “Relações Públicas, Comunicação Organizacional e narrativas contemporâneas”, que pretende discutir diferentes compreensões sobre a temática e ampliar as análises teórico-críticas sobre a questão. 

Como indicadores de interesse para esse dossiê, mas não se limitando a eles, sugere-se alguns pilares de reflexão:

  • O uso das relações de trabalho nos discursos de comunicação organizacional;
  • As tecnologias como forma de constituição narrativa de identidade, imagem e reputação de organizações, de celebridades e de figuras públicas;
  • Sustentabilidade e responsabilidade social como narrativa; 
  • O uso dos ODS e do ESG nas narrativas; 
  • As narrativas organizacionais e a produção de subjetividades no mundo do trabalho;
  • Discurso social e narrativas;
  • Identidade narrativa e memória organizacional/coletiva;
  • Narrativas, controvérsias públicas e a formação da opinião pública;
  • Perspectivas teóricas e metodológicas dos estudos de narrativas no âmbito da comunicação organizacional e das relações públicas;
  • Narrativas no contexto da gestão da comunicação de risco e da gestão da comunicação de crise envolvendo organizações, figuras públicas e celebridades.

Os trabalhos podem ter cunho teórico ou abordar estudos de casos e práticas profissionais, desde que tenham a capacidade crítico-reflexiva sobre os pilares sugeridos. Os artigos devem seguir as normas da Revista Culturas Midiáticas disponíveis em:  https://periodicos.ufpb.br/index.php/cm/about/submissions 

Envio de trabalhos com prorrogação: até 29/07

Referências:

BENJAMIN, W.  O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura (Obras escolhidas I). Tradução Sérgio Paulo Rouanet. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994. p. 197-221.

HOLBOROW, M. Language and neoliberalism. New York: Routledge, 2015.

KAUFMANN, C.; BALDISSERA, R. Comunicação organizacional e sustentabilidade: cartografia dos sentidos instituídos pelo discurso organizacional. Curitiba: Appris, 2021.

RICOEUR, P.   O si-mesmo como outro. Tradução Ivone C. Benedetti. São Paulo: Martins Fontes, 2014.

RICOEUR, P.   Tempo e Narrativa 1: a intriga e a narrativa histórica. Tradução Cláudia Berliner. São Paulo: Martins Fontes, 2010. 

SCROFERNEKER. C. M. A. Trajetórias teórico-conceituais da comunicação organizacional. Revista Famecos. Porto Alegre, n. 31. dez de 2006. 

SANTOS, L. C.; D’ALMEIDA, N. Narrativa e comunicação organizacional. Organicom. Ano 14, n. 17, 1a semana, 2017. 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nos cadastros e no ato de submissão desta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.