O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso já tenha sido publicada em periódicos estrangeiros, em anais de eventos ou for fruto de monografias, dissertações e teses, explicitar em "Comentários ao Editor".
  • Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: http://www.ibict.br) estão ativos e prontos para clicar.
  • Figuras, quadros e tabelas estão inseridos ao longo do texto (e não em seu final). As figuras também estão, além de inseridas no texto, enviadas em arquivos separados, em formato jpg e em resolução entre 200-300dpi.
  • O texto segue os padrões de estilo, formatação e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores.
  • A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo total no momento da avaliação por pares.
  • Como parte do processo de submissão, os (as) autores (as) são obrigados (as) a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados aqui, além dos critérios informados em todas as seções do site da CM. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos (às) autores (as).

Diretrizes para Autores

   Todos os manuscritos submetidos devem seguir atentamente as instruções contidas em todas as seções do site da Culturas Midiáticas e estar alinhados ao foco e ao escopo da CM, o que deve ser explícito desde o título/subtítulo, as palavras-chave e os resumos dos textos.

   Todos os autores e autoras devem estar com cadastro atualizado no sistema da revista, especificando obrigatoriamente e com clareza sua titulação e seu vínculo institucional mais recentes, além de sua URL do Orcid (associar também o cadastro Orcid com o sistema da revista). Solicitamos ainda que preencham suas minibiografias atualizadas com até 250 caracteres com espaços durante o processo de submissão. Reforçamos que, no cadastro no sistema, indiquem a titulação (no caso de mestres(as) e doutores(as)) para além do Resumo da Biografia, com destaque também no preenchimento do item "Como você prefere ser chamado? Saudações, sobrenomes e sufixos podem ser adicionados aqui". Lembramos que ao menos um(a) dos(as) co-autores(as) deve possuir a titulação de doutorado e este(a) deve ser o contato principal da submissão. Caso haja co-autoria com graduando(a)/graduado(a), deve constar explicitamente no Resumo da Biografia a participação deste(a) em grupos de estudo e/ou projetos de iniciação científica.

   Os originais dos artigos devem ter extensão de até 35 mil caracteres com espaços, incluindo título, resumos, palavras-chave, corpo do texto, notas de rodapé e referências. A submissão deve seguir todas as instruções presentes no ARQUIVO MODELO PARA SUBMISSÕES . O arquivo deve ser submetido em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapasse os 2MB). Página deve vir em tamanho A4 com margens de 3 cm à esquerda e superior; e 2 cm à direita e inferior.

   O artigo deve conter os seguintes ítens estruturais: Título e títulos traduzidos (todos os manuscritos devem conter títulos em português, inglês e espanhol, independentemente do idioma principal do texto); Resumo e resumos traduzidos, com suas respectivas palavras-chave (todos os manuscritos devem conter resumos e palavras-chave em português, inglês e espanhol, independentemente do idioma principal do texto), contendo o máximo de 1000 caracteres; Intertítulos (são opcionais, mas recomendamos, principalmente caso haja tópicos bem delimitados ao longo do texto e para demarcar as considerações finais); Referências. Chamamos atenção para a importância da utilização de uma bibliografia atualizada. Sugerimos o uso de artigos publicados em periódicos nas referências.

   PROCESSO DE AVALIAÇÃO PELOS PARES

   Os artigos submetidos à Revista Culturas Midiáticas passam pelas seguintes etapas:

1 - Recebimento da submissão dos manuscritos através do sistema OJS3, pelo site da revista;

2 - Checagem preliminar das diretrizes e condições de submissão, pela editoria assistente. Para que os textos sigam no processo de avaliação, é preciso cumprir com todas as normas explicitadas no site da revista (tanto de formatação, como também éticas, de foco e escopo, entre outras). Caso a submissão não esteja de acordo com as indicações, uma mensagem de justificativa é encaminhada ao autor. Recomendamos que os envios que não cumpriram esta etapa com sucesso sejam corrigidos e submetidos novamente;

3 - Análise dos artigos pelo programa anti-plágio iThenticate, disponibilizado pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Universidade Federal da Paraíba (PRPG/UFPB). Para que os textos sigam para avaliação de conteúdo, será considerado o registro no software de no máximo 10% de autoplágio ou até 50% caso o texto seja resultado de monografias, dissertações e teses (o que deve estar explicitado no momento da submissão - em "Comentários ao Editor", não no arquivo do texto). Após esta avaliação, a editoria assistente encaminha cada texto a um(a) dos(as) editores(as) da revista, para a etapa de análise seguinte;

4 - Avaliação duplo-cego pelos pares (double blind and peer review) por três pareceristas ad hoc (que não integram a equipe editorial), cadastrados(as) como avaliadores(as) no sistema da revista. As(os) editoras(os) convidam três avaliadoras(es) especializadas(os) nos temas em questão, para cada manuscrito submetido. Os(as) pareceristas são necessariamente pesquisadores(as) doutores(as) de notório saber na área de Comunicação e Informação e áreas afins que, assim como os membros do Conselho Editorial, atuam em diversas regiões brasileiras e no exterior. Durante a análise, os avaliadores preenchem uma ficha de avaliação e produzem um parecer, no qual indicam ou não correções necessárias e recomendam ou não a publicação do texto. A editoria se baseia nos pareceres para solicitação de alterações e aceitação/rejeição final da publicação dos textos. Os manuscritos aprovados sem ressalvas seguem direto para a próxima etapa. Em caso de aprovação condicionada a modificações, os(as) editores(as) entram em contato com os(as) autores(as), disponibilizando os pareceres e estabelecendo um prazo para ajustes. Em caso de não aprovação do texto, os pareceres são disponibilizados aos(às) autores(as), aos(às) quais recomendamos considerar as indicações e submeter um novo manuscrito para a edição seguinte da CM. Destacamos que o resultado dos pareceres garante o anonimato dos(as) avaliadores(as) durante e após a etapa de avaliação (ao final da edição, todos(as) recebem certificados de avaliação individuais), no intuito de preservar as relações entre os pares, assim como é garantido o anonimato dos(as) autores(as) durante toda etapa de avaliação pelos(as) pareceristas (que assinam uma declaração que assegura a inexistência de conflitos de interesse);

5 - Publicação da edição, contendo os textos aprovados em todas as etapas anteriores, após revisão nos três idiomas e formatação final. A Comissão Editorial reserva-se o direito de executar alterações e ajustes de ordem formal, ortográfica e gramatical, sugeridas por revisores especializados, sem que haja alterações na substância da estrutura e do conteúdo dos textos.

   Não é autorizado que um(a) mesmo(a) (co-)autor(a) seja avaliado(a) para uma mesma edição da revista com mais de uma submissão.   

   Textos que não foram aceitos para publicação na Culturas Midiáticas estão liberados para submissão em outros periódicos.

   Para evitar endogenia, não aceitamos textos de pesquisadores(as) vinculados(as) à Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

   Casos que escapem aos termos aqui estabelecidos serão avaliados pelo Conselho Editorial da Revista Culturas Midiáticas.

   A CM convida permanentemente pesquisadoras(es) doutoras(es), interessadas(os) em se cadastrar como avaliadoras(es) no banco de pareceristas da revista, a entrarem em contato conosco através do revistaculturasmidiaticas@gmail.com, detalhando seus campos de atuação dentro da área da Comunicação e Informação e áreas afins, assim como os idiomas que dominam, o vínculo institucional mais recente e a URL dos seus Currículo Lattes e Orcid.

Política de Privacidade

   Os nomes e endereços informados nos cadastros e no ato de submissão desta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.