Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- A submissão está de acordo com a seção Sobre a Revista , respeitando todas as instruções de Foco e Escopo, e os autores estão cientes dos Compromissos Éticos.
- O texto segue os padrões de estilo, formatação e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores.
- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso já tenha sido publicada em periódicos estrangeiros, em anais de eventos ou for fruto de monografias, dissertações e teses, explicitar em "Comentários ao Editor".
- Todos os (as) autores (as) estão devidamente cadastrados na CM, vinculados à submissão e seus cadastros estão atualizados em nosso sistema. Também estão devidamente preenchidos em português, inglês e espanhol todos os metadados da submissão.
- A identificação de autoria deste trabalho foi removida do texto, do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo total no momento da avaliação duplo-cega por pares.
- Pelo menos um(a) dos(as) autores(as) possui titulação de mestre. Em caso de co-autoria com graduados(as) e/ou graduandos(as), os últimos estão vinculados a grupos de pesquisa e/ou projetos de Iniciação Científica (o que deve estar explicitado em "Comentários ao Editor").
- Figuras, quadros e tabelas estão, além de inseridas ao longo do texto, sendo enviadas em arquivos separados, em formato jpg e em resolução entre 200-300dpi.
- Como parte do processo de submissão, os (as) autores (as) são obrigados (as) a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados aqui, além dos critérios informados em todas as seções do site da CM. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos (às) autores (as).
Dossiê Alteridades e Práticas Comunicacionais: diferentes modos de pensar, repre
As práticas de comunicação e os modos de interação e percepção do "outro" estão passando por transformações profundas e complexas, impulsionadas, em grande parte, pelas mudanças tecnológicas e culturais dos últimos anos.
As mídias digitais oferecem tanto oportunidades quanto desafios significativos no que diz respeito à alteridade – o reconhecimento e a valorização das diversas identidades, culturas e experiências que compõem nossa sociedade. Ao mesmo tempo, as interações presenciais e os contextos locais continuam a desempenhar um papel crucial na construção de identidades e na promoção da diversidade.
Este dossiê, da Revista Culturas Midiáticas (PPGC/UFPB), convida à exploração das múltiplas dimensões da alteridade, considerando como as tecnologias midiáticas e as relações presenciais interagem para moldar as percepções de diversidade e diferença.
A noção de alteridade vai além da ideia tradicional do "outro" como sujeito humano distinto. Compreende a alteridade enquanto objetos e fenômenos como a natureza, a tecnologia, avatares de jogos, personagens de narrativas ficcionais, e diversas outras entidades que se constituem como diferentes de nós e com as quais há interação ou mediação.
Portanto, estamos interessados em como as tecnologias midiáticas moldam e são moldadas por percepções e práticas que envolvem dinâmicas de alteridade, da mesma maneira nos instiga pensar sobre como as interações face a face e as experiências de comunicação influenciam e são influenciadas nesse contexto.
O objetivo é proporcionar um espaço de reflexão crítica sobre os papéis que as tecnologias digitais e as interações presenciais desempenham na construção de um mundo complexo e plural, além de discutir os desafios, os impactos, os afetos e as oportunidades que emergem dessas interações.
Estabelecendo um terreno para diálogos interdisciplinares, encorajamos pesquisadores e acadêmicos de diversas áreas a submeterem trabalhos que ofereçam perspectivas inovadoras, em suas diferentes manifestações e contextos, para enriquecer o debate contemporâneo sobre alteridade no campo da Comunicação.
Como sugestões de temas de interesse para este dossiê, mas não se limitando a eles, propõem-se alguns tópicos de reflexão:
- Narrativas e alteridades nas mídias tradicionais e digitais;
- Narrativas e alteridades nos contextos organizacionais;
- Representações de diversidade nas produções digitais;
- Percepções sobre políticas públicas e alteridade;
- Estudos comparativos entre representações ficcionais e não-ficcionais;
- Mecanismos de preconceito e discriminação em ambientes virtuais, plataformas de redes sociais, fóruns e jogos online;
- Representações de diversidade étnica, cultural, de gênero em filmes, séries, músicas e outros produtos midiáticos;
- Representações da natureza como “outro" na mídia, a personificação da natureza e seus impactos na comunicação ambiental;
- Impactos da inteligência artificial e robótica;
- Avatares de jogos e personagens de narrativas ficcionais como manifestações de alteridades digitais;
- Performances em mídias digitais ou comunicacionais;
- Análise de narrativas empáticas;
- Metodologias para o estudo da alteridade, empatia, afetos em contextos midiáticos e comunicacionais,
- Éticas e alteridades em debate;
- Práticas de Comunicação e Saúde e sua relação com a alteridade, empatia e afetos;
- Impacto das redes sociais na construção de alteridades juvenis e identidades digitais,
- O papel da mídia na construção de estigmas e preconceitos em relação a minorias sociais e culturais.
Os trabalhos podem ser de natureza teórica ou abordar estudos de caso e práticas profissionais, desde que demonstrem uma capacidade crítico-reflexiva sobre os pilares sugeridos. Os artigos devem seguir as normas da Revista Culturas Midiáticas, disponíveis em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/cm/about/submissions
Os trabalhos poderão ser enviados até o dia 18/02/2025.
O presente Dossiê conta com os seguintes editores:
Dra. Camila Freitas (UFPB)
Dra. Judy Tavares (UFAM)
Dr. Ledson Chagas (UFPB)
Dr. Luís Mauro Sá Martino (Faculdade Cásper Líbero)
Dr. Rômulo Tondo (IFFar/UFRGS)
Dr. Vilso Junior Santi (UFRR)
Referências
EAGLETON, T. Trouble with strangers. Londres: Blackwell, 2008.
FREITAS, C.; BENETTI, M. Alteridade, Outridade e Jornalismo: do fenômeno à narração do modo de existência. Brazilian Journalism Research, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 10–27, 2017.
GUNKEL, D. J.; MARCONDES FILHO, C.; MERSCH, D. (Org.). The changing face of alterity: communication, technology, and other subjects. New York, NY: Rowman & Littlefield International, 2016.
HAZELL, C. Alterity: the experience of the other. Bloomington: Author House, 2009.
MARTÍN-BARBERO, J. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1997.
MARTINO, L. M. S. Epistemologia da alteridade: entre explicar e compreender outrem. Líbero, São Paulo, v. 19, n. 37, p. 101-108, 2016.
RICOEUR, P. O Si-mesmo Como Outro. São Paulo: Martins Fontes, 2014.
SANTI, V. J. Mediação e midiatização: conexões e desconexões na análise comunicacional. 1. ed. Jundiaí, SP: Paco Editorial, 2017.
TREANOR, B. Aspects of alterity: Lévinas, Marcel, and the contemporary debate. Nova York, NY: Fordham University Press, 2006.
Dossiê: Relações Públicas, Comunicação Organizacional e narrativas contemporânea
O dossiê Relações Públicas, Comunicação Organizacional e narrativas contemporâneas conta com os seguintes co-editores convidados:
Aline Ferreira Lira - UFAM aline@ufam.edu.br
Ana Karin Nunes - UFRGS ana.karin@ufrgs.br
Emanuelle Gonçalves Brandão Rodrigues - UFAL emanuelle.rodrigues@ichca.ufal.br
As atividades e práticas de relações públicas e de comunicação organizacional, atravessadas pelas diferentes culturas, reconfiguram, constantemente, suas narrativas através das subjetividades dos sujeitos, das relações de trabalho que precisam se adaptar às novas legislações, das tecnologias que impactam identidades, imagens e reputações, das necessidades ambientais, das pautas aderentes à acessibilidade, à diversidade, à sustentabilidade e aos direitos humanos. Na busca contínua pela presença no imaginário coletivo, organizações, figuras públicas e celebridades desejam gerar impacto quanto à forma com que se relacionam com as pessoas, procurando despertar atenção a partir da construção de narrativas com temas que estejam em consonância com o debate coletivo.
O estudo das narrativas de organizações, de figuras públicas e de celebridades gera investigações sobre como os sujeitos se engajam, ou não, aos processos comunicativos, ou seja, deseja-se observar a construção e comunicação de narrativas com fins específicos de gerar mobilização frente aos seus públicos. Em virtude do volume informacional e das inúmeras possibilidades de comunicação, essas narrativas enfrentam o desafio de serem atrativas e conectadas com o debate público, assim como conectadas com os valores individuais e coletivos.
A Revista Culturas Midiáticas (PPGC/UFPB), ciente da necessidade de acompanhar as mudanças das diferentes narrativas, lança o Dossiê “Relações Públicas, Comunicação Organizacional e narrativas contemporâneas”, que pretende discutir diferentes compreensões sobre a temática e ampliar as análises teórico-críticas sobre a questão.
Como indicadores de interesse para esse dossiê, mas não se limitando a eles, sugere-se alguns pilares de reflexão:
- O uso das relações de trabalho nos discursos de comunicação organizacional;
- As tecnologias como forma de constituição narrativa de identidade, imagem e reputação de organizações, de celebridades e de figuras públicas;
- Sustentabilidade e responsabilidade social como narrativa;
- O uso dos ODS e do ESG nas narrativas;
- As narrativas organizacionais e a produção de subjetividades no mundo do trabalho;
- Discurso social e narrativas;
- Identidade narrativa e memória organizacional/coletiva;
- Narrativas, controvérsias públicas e a formação da opinião pública;
- Perspectivas teóricas e metodológicas dos estudos de narrativas no âmbito da comunicação organizacional e das relações públicas;
- Narrativas no contexto da gestão da comunicação de risco e da gestão da comunicação de crise envolvendo organizações, figuras públicas e celebridades.
Os trabalhos podem ter cunho teórico ou abordar estudos de casos e práticas profissionais, desde que tenham a capacidade crítico-reflexiva sobre os pilares sugeridos. Os artigos devem seguir as normas da Revista Culturas Midiáticas disponíveis em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/cm/about/submissions
Envio de trabalhos com prorrogação: até 29/07
Referências:
BENJAMIN, W. O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura (Obras escolhidas I). Tradução Sérgio Paulo Rouanet. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994. p. 197-221.
HOLBOROW, M. Language and neoliberalism. New York: Routledge, 2015.
KAUFMANN, C.; BALDISSERA, R. Comunicação organizacional e sustentabilidade: cartografia dos sentidos instituídos pelo discurso organizacional. Curitiba: Appris, 2021.
RICOEUR, P. O si-mesmo como outro. Tradução Ivone C. Benedetti. São Paulo: Martins Fontes, 2014.
RICOEUR, P. Tempo e Narrativa 1: a intriga e a narrativa histórica. Tradução Cláudia Berliner. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
SCROFERNEKER. C. M. A. Trajetórias teórico-conceituais da comunicação organizacional. Revista Famecos. Porto Alegre, n. 31. dez de 2006.
SANTOS, L. C.; D’ALMEIDA, N. Narrativa e comunicação organizacional. Organicom. Ano 14, n. 17, 1a semana, 2017.
Declaração de Direito Autoral
A submissão de originais para Revista Culturas Midiáticas implica na transferência, pelos autores (as), dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor (a), com direitos da Revista Culturas Midiáticas sobre a primeira publicação. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons).
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nos cadastros e no ato de submissão desta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.