Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A submissão está de acordo com a seção Sobre a Revista , respeitando todas as instruções de Foco e Escopo, e os autores estão cientes dos Compromissos Éticos.
  • O texto segue os padrões de estilo, formatação e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso já tenha sido publicada em periódicos estrangeiros, em anais de eventos ou for fruto de monografias, dissertações e teses, explicitar em "Comentários ao Editor".
  • Todos os (as) autores (as) estão devidamente cadastrados na CM, vinculados à submissão e seus cadastros estão atualizados em nosso sistema. Também estão devidamente preenchidos em português, inglês e espanhol todos os metadados da submissão.
  • A identificação de autoria deste trabalho foi removida do texto, do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo total no momento da avaliação duplo-cega por pares.
  • Pelo menos um(a) dos(as) autores(as) possui titulação de doutorado. Em caso de co-autoria com graduados(as) e/ou graduandos(as), os últimos estão vinculados a grupos de pesquisa e/ou projetos de Iniciação Científica (o que deve estar explicitado em "Comentários ao Editor").
  • Figuras, quadros e tabelas estão, além de inseridas ao longo do texto, sendo enviadas em arquivos separados, em formato jpg e em resolução entre 200-300dpi.
  • Como parte do processo de submissão, os (as) autores (as) são obrigados (as) a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados aqui, além dos critérios informados em todas as seções do site da CM. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos (às) autores (as).

Diretrizes para Autores

Cadastro / Atualização cadastral

Todos os autores e autoras devem estar com cadastro atualizado no sistema da revista, especificando obrigatoriamente e com clareza seu nome completo, sua titulação e seu vínculo institucional mais recentes, seu e-mail para contato, os idiomas que domina, as áreas de interesse, além das URLs do Currículo Lattes e do Orcid (associar também o próprio cadastro Orcid com o sistema da revista). Solicitamos ainda que preencham suas minibiografias atualizadas nos três idiomas com até 250 caracteres com espaços durante o processo de submissão. Para instruções detalhadas sobre como preencher o cadastro CLIQUE AQUI. Não serão avaliadas submissões cujos(as) autores(as) possuam cadastros incompletos e/ou desatualizados no sistema da CM.

Recomendamos ainda que os(as) autores(as) também criem e atualizem perfis em redes internacionais de pesquisadores(as), como Google Scholar, Research Gate, Academia.edu, entre outros, mantendo ativa a circulação e divulgação da produção científica.

Submissão de textos

Lembramos que ao menos um(a) dos(as) co-autores(as) deve possuir a titulação de doutorado e este(a) deve ser o contato principal da submissão. Caso haja co-autoria com graduando(a)/graduado(a), deve constar explicitamente no Resumo da Biografia deste(as) a sua participação em grupos de estudo e/ou projetos de iniciação científica, o que também deve ser sinalizado em "Comentários ao Editor".

Todos os manuscritos submetidos devem seguir atentamente as instruções contidas em todas as seções do site da Culturas Midiáticas e estar alinhados ao foco e ao escopo da CM, o que deve ser explícito desde o título/subtítulo, palavras-chave e resumo dos textos.

Os originais dos artigos devem ter extensão de até 35 mil caracteres com espaços (incluindo título, resumos, palavras-chave, corpo do texto, notas de rodapé e referências). A submissão deve seguir todas as instruções presentes NESTE ARQUIVO MODELO PARA SUBMISSÕES. O arquivo deve ser submetido em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapasse os 2MB). Página deve vir em tamanho A4 com margens de 3 cm à esquerda e superior; e 2 cm à direita e inferior.

O artigo deve conter os seguintes ítens estruturais: Título original e títulos traduzidos (todos os manuscritos devem conter títulos em português, inglês e espanhol, independentemente do idioma principal do texto); Resumo original e resumos traduzidos, com suas respectivas palavras-chave (todos os manuscritos devem conter resumos e palavras-chave em português, inglês e espanhol, independentemente do idioma principal do texto), contendo o máximo de 1000 caracteres com espaços; Intertítulos (são opcionais, mas recomendamos, principalmente caso haja tópicos bem delimitados ao longo do texto e para demarcar as considerações finais); Referências. Chamamos atenção para a importância da utilização de uma bibliografia atualizada. Sugerimos o uso de artigos publicados em periódicos nas referências.

Todos os endereços de páginas na internet citados no manuscrito devem estar verificados (atualizados), ativos e acessíveis ao clique (hiperlinks).

Figuras, quadros e tabelas devem estar inseridos ao longo do texto (e não em seu final). As figuras também devem ser enviadas em arquivos separados, em formato jpg e em resolução entre 200-300dpi.

Indicar, na submissão, a Seção à qual a mesma deve ser destinada: se o manuscrito se trata de Artigo; Resenha (ambos para submissões a edições regulares de fluxo contínuo); ou de submissão direcionada para Dossiê Temático (quando houver chamada especial aberta).

Os metadados da submissão devem ser preenchidos de modo completo e nos três idiomas (português, inglês e espanhol). 

Avaliação pelos pares

Os artigos submetidos à Revista Culturas Midiáticas passam pelas seguintes etapas:

1 - Recebimento da submissão dos manuscritos através do sistema OJS3, pelo site da revista;

2 - Checagem preliminar das diretrizes e condições de submissão, pela editoria assistente. Para que os textos sigam no processo de avaliação, é preciso cumprir com todas as normas explicitadas no site da revista (tanto de formatação, como também éticas, de foco e escopo, entre outras). Caso a submissão não esteja de acordo com as indicações, uma mensagem de justificativa é encaminhada ao autor. Recomendamos que os envios que não cumpriram esta etapa com sucesso sejam corrigidos e submetidos novamente;

3 - Análise dos artigos pelo programa anti-plágio iThenticate, disponibilizado pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Universidade Federal da Paraíba (PRPG/UFPB). Para que os textos sigam para avaliação de conteúdo, será considerado o registro no software de no máximo 10% de autoplágio ou até 50% caso o texto seja resultado de monografias, dissertações e teses (o que deve estar explicitado no momento da submissão - em "Comentários ao Editor", não no arquivo do texto). Após esta avaliação, a editoria assistente encaminha cada texto a um(a) dos(as) editores(as) da revista, para a etapa de análise seguinte;

4 - Avaliação duplo-cego pelos pares (double blind and peer review) por três pareceristas ad hoc (que não integram a equipe editorial), cadastrados(as) como avaliadores(as) no sistema da revista. As(os) editoras(os) convidam três avaliadoras(es) especializadas(os) nos temas em questão, para cada manuscrito submetido. Os(as) pareceristas são necessariamente pesquisadores(as) doutores(as) de notório saber na área de Comunicação e Informação e áreas afins que, assim como os membros do Conselho Editorial, atuam em diversas regiões brasileiras e no exterior. Durante a análise, os avaliadores preenchem uma ficha de avaliação e produzem um parecer, no qual indicam ou não correções necessárias e recomendam ou não a publicação do texto. A editoria se baseia nos pareceres para solicitação de alterações e aceitação/rejeição final da publicação dos textos. Os manuscritos aprovados sem ressalvas seguem direto para a próxima etapa. Em caso de aprovação condicionada a modificações, os(as) editores(as) entram em contato com os(as) autores(as), disponibilizando os pareceres e estabelecendo um prazo para ajustes. Em caso de não aprovação do texto, os pareceres são disponibilizados aos(às) autores(as), aos(às) quais recomendamos considerar as indicações e submeter um novo manuscrito para a edição seguinte da CM. Destacamos que o resultado dos pareceres garante o anonimato dos(as) avaliadores(as) durante e após a etapa de avaliação (ao final da edição, todos(as) recebem certificados de avaliação individuais), no intuito de preservar as relações entre os pares, assim como é garantido o anonimato dos(as) autores(as) durante toda etapa de avaliação pelos(as) pareceristas (que assinam uma declaração que assegura a inexistência de conflitos de interesse);

5 - Publicação da edição, contendo os textos aprovados em todas as etapas anteriores, após revisão nos três idiomas e editoração final. A Comissão Editorial reserva-se o direito de executar alterações e ajustes de ordem formal, ortográfica e gramatical, sugeridas por revisores especializados, sem que haja alterações na substância da estrutura e do conteúdo dos textos.

Outras informações

Não é autorizado que um(a) mesmo(a) (co-)autor(a) seja avaliado(a) para uma mesma edição da revista com mais de uma submissão.   

Textos que não foram aceitos para publicação na Culturas Midiáticas estão liberados para submissão em outros periódicos.

Para evitar endogenia, não aceitamos textos de pesquisadores(as) vinculados(as) à Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Casos que escapem aos termos aqui estabelecidos serão avaliados pelo Conselho Editorial da Revista Culturas Midiáticas.

Credenciamento de avaliadores

A CM convida permanentemente pesquisadoras(es) doutoras(es), interessadas(os) em se cadastrar como avaliadoras(es) no banco de pareceristas da revista, a entrarem preencherem ESTE FORMULÁRIO, detalhando seus campos de atuação dentro da área da Comunicação e Informação e áreas afins, assim como os idiomas que dominam, o vínculo institucional mais recente e a URL dos seus Currículo Lattes e Orcid. Contamos com a colaboração dos pares no fortalecimento da divulgação científica qualificada no Brasil.

Dossiê: Comunicação, acessibilidade e representação de pessoas com deficiência

O corpo de co-editores convidados do dossiê é formado por:

Profa Dra Joana Belarmino (UFPB)
Prof Dr Marco Bonito (UNIPAMPA) 
Profa Dra Regiane Garcêz (UFMG) 
Profa Dra Sandra Montardo (FEEVALE)

O dossiê está aberto para submissões até 15 de agosto de 2021.

São convidados a participar do presente dossiê trabalhos que versem sobre as seguintes questões: i) a recepção de produções midiáticas acessíveis ao público de pessoas com deficiência; ii) estudos experimentais em produções midiáticas acessíveis ao público com deficiência; iii) práticas acessíveis e inclusivas no campo da Comunicação; iv) produções midiáticas realizadas por e para pessoas com deficiência; v) a formação de profissionais em Comunicação e sua interface com a acessibilidade; vi) políticas públicas e padronização técnica da acessibilidade no campo da Comunicação; vii) qualidade e efetividade das ferramentas de acessibilidade aplicáveis aos produtos midiáticos; viii) representação de pessoas com deficiência nos diferentes produtos midiáticos; ix) acessibilidade em produtos midiáticos e transversalidades; x) ativismo midiático por e para pessoas com deficiência, xi) iniciativas comunicacionais e interfaces com a teoria Crip, xii) atuação de pessoas com deficiência como profissionais da comunicação; (xiii) gênero, deficiência e mídia.

Para mais infos sobre o dossiê temático, clique aqui

As Condições para Submissão e Diretrizes para Autores seguem as mesmas das edições regulares da CM.

Dossiê Política e Entretenimento

O Dossiê Política e Entretenimento: dimensões culturais, produtivas e estéticas conta com os seguintes co-editores convidados:
José Messias (UFMA-Imperatriz)
Alessandra Maia (FGV-ECMI)

O dossiê convida pesquisadoras e pesquisadores a submeterem artigos inéditos que abordem os seguintes temas:

  • Animações, seriadas ou não, e seus aspectos políticos e ideológicos;
  • Videogames, brinquedos, jogos de tabuleiro e demais práticas lúdicas industrializadas: suas dinâmicas estéticas e culturais e respectivas repercussões políticas;
  • Cinema comercial, tendências narrativas, estéticas e a dimensão política da produção e/ou consumo;
  • Séries televisivas, ficcionais ou não, para reflexão sobre a serialização de conteúdos audiovisuais como fenômeno político;
  • Política e plataformização audiovisual, streaming e formatos digitais (Youtube, TikTok, Kwai, Twitch etc.);
  • Política e entretenimento sonoro em plataformas de áudio (Spotify, Deezer, Audible, etc.): podcasts narrativos, investigativos, audiolivros etc.
  • Processos de trabalho na indústria do entretenimento: produtores de conteúdo, streamers, trabalhadores das indústrias do audiovisual, games, animação, plataformas de áudio etc.

As Condições para Submissão e Diretrizes para Autores seguem as mesmas das edições regulares da CM.

Para mais informações sobre o dossiê temático, clique aqui.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nos cadastros e no ato de submissão desta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.