O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, justificar em "Comentários ao Editor".
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapasse os 2MB). Página tamanho A4 com margens: 3 cm à esquerda e à direita; 2,5 cm nas partes superior e inferior.
  • Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: http://www.ibict.br) estão ativos e prontos para clicar.
  • O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de corpo 12 (Times New Roman); emprega itálico ao invés de sublinhar (exceto em endereços URL); com figuras e tabelas inseridas dentro do texto, e não em seu final.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  • A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Asegurando a Avaliação por Pares Cega.
  • Como parte do processo de submissão, os (as) autores (as) são obrigados (as) a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos (as) autores (as).

Diretrizes para Autores

   Os originais dos artigos devem ter extensão de até 35 mil caracteres com espaços, estar escrito no Times New Roman, corpo 12, com espaçamento 1,5. Citações recuadas com mais de 3 linhas, notas de rodapé e designação de figuras e fontes devem vir no corpo 10, espaçamento simples. As citações em língua estrangeira devem ter sua tradução em nota de rodapé com a expressão: (Tradução livre).

   O artigo deve conter os seguintes itens estruturais: Título (em maiúsculas e minúsculas); Título traduzido (na língua estrangeira do resumo); Resumo em português e em língua estrangeira contendo o máximo de 1000 caracteres, com suas respectivas palavras-chave; Introdução; Tópicos (podem ser enumerados caso haja muitos subtópicos); Conclusão ou Considerações finais; Referências.

   PROCESSO DE AVALIAÇÃO PELOS PARES

   Os artigos submetidos à Revista Culturas Midiáticas passam pelas seguintes etapas:

1 - Recebimento da submissão dos manuscritos através do sistema OJS, pelo site da revista;

2 - Checagem preliminar das diretrizes e condições de submissão, pela editoria assistente. Para que os textos sigam no processo de avaliação, é preciso cumprir com todas as normas explicitadas no site da revista (tanto de formatação, como também éticas e de foco e escopo). Caso a submissão não esteja de acordo com as indicações, uma mensagem de justificativa é encaminhada ao autor. Recomendamos que os envios que não cumpriram esta etapa com sucesso sejam corrigidos e submetidos novamente para a edição seguinte;

3 - Análise dos artigos pelo programa anti-plágio iThenticate, disponibilizado pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Universidade Federal da Paraíba (PRPG/UFPB). Para que os textos sigam para avaliação de conteúdo, será considerado o registro no software de no máximo 10% de autoplágio ou até 50% caso o texto seja resultado de dissertações e teses (o que deve estar explicitado no momento da submissão). Após esta avaliação, a editoria assistente encaminha cada texto a um(a) dos(as) editores(as) da revista, para a etapa de análise seguinte;

4 - Avaliação duplo-cego em peer review por dois(duas) pareceristas ad hoc, cadastrados(as) como avaliadores(as) no sistema da revista. As(os) editoras(os) convidam duas(dois) avaliadoras(es) especializadas(os) nos temas em questão, para cada manuscrito submetido. Os(as) pareceristas são necessariamente pesquisadores(as) doutores(as) de notório saber na área de Comunicação e Informação que, durante a análise, preenchem uma ficha de avaliação e produzem um parecer, no qual indicam ou não correções necessárias e recomendam ou não a publicação do texto. Em caso de divergências nos pareceres, a editoria convida um(a) terceiro(a) avaliador(a), membro do Conselho Consultivo da CM. A editoria se baseia nos pareceres para recomendação final de publicação dos textos. Os manuscritos aprovados sem ressalvas seguem direto para a próxima etapa. Em caso de aprovação condicionada a correções, os(as) editores(as) entram em contato com os(as) autores(as), disponibilizando os pareceres e estabelecendo um prazo para ajustes. Em caso de não aprovação do texto, os pareceres são disponibilizados aos(às) autores(as), aos(às) quais recomendamos considerar as indicações e submeter um novo manuscrito para a edição seguinte. O resultado dos pareceres, quando comunicado, garante o anonimato dos(as) avaliadores(as);

5 - Publicação da edição, contendo os textos aprovados em todas as etapas anteriores, após revisão e formatação final. A Comissão Editorial reserva-se o direito de executar alterações e ajustes de ordem formal, ortográfica e gramatical, sugeridas por revisores especializados, sem que haja alterações na substância da estrutura e do conteúdo dos textos.

   Textos que não foram aceitos para publicação na Culturas Midiáticas estão liberados para submissão em outros periódicos.

   Casos que escapem aos termos aqui estabelecidos serão avaliados pelo Conselho Editorial da Revista Culturas Midiáticas.

  A CM convida permanentemente pesquisadoras(es) doutoras(es) interessadas(os) a se cadastrar como avaliadoras(es) no banco de pareceristas da revista, detalhando seus campos de atuação específicas dentro da área da Comunicação e Informação, assim como os idiomas que domina e a titulação mais recente.

Política de Privacidade

   Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.