Foco e Escopo

Culturas Midiáticas é uma publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal da Paraíba. Foi lançada em 2008 e desde então mantém a periodicidade semestral de suas publicações. Tem como foco pesquisas que se inscrevam no campo dos estudos comunicacionais, em suas interfaces com as culturas midiáticas audiovisuais e os processos de midiatização do cotidiano e do imaginário. Para tanto, divulga artigos científicos, relatos de pesquisa, estudos teóricos, revisões de literatura, relatos de experiências, traduções e resenhas na Área de Comunicação e Informação, e em áreas afins.

Os trabalhos submetidos à Culturas Midiáticas são encaminhados a três membros dos Conselhos Editorial e Consultivo que decidem sobre sua aceitação ou recusa, sem conhecimento de sua autoria (blind review).

Equipe

Editores: Prof. Fellipe Sá Brasileiro, Profa Isabella Chianca Bessa Ribeiro do Valle e Prof. Marcel Vieira Barreto Silva.
Editores Assistentes: André Huchi Dib, Bárbara Hellen Menezes Fraga, Danilo Cezar da Silva Monteiro e Esmejoano Lincol da Silva de França.

Conselho Editorial:

Prof. Fellipe Sá Brasileiro
Profa. Isabella Chianca Bessa Ribeiro do Valle
Prof. Marcel Vieira Barreto Silva
Prof. Thiago Pereira Falcão
Prof. Ed Porto Bezerra
Prof. Bertrand de Souza Lira
Prof. Derval Gomes Golzio
Profa Eunice Simões Lins
Profa Sandra Raquew dos Santos Azevedo
Prof Valdecir Becker

Processo de Avaliação pelos Pares

A Revista Culturas Midiáticas, através do seu Conselho Editorial, encaminha os artigos recebidos para um grupo de pareceristas ad hoc, constituído por professores doutores de notório saber na Área de Comunicação e Informação. Os membros do Conselho Consultivo dão suporte em relação às políticas editoriais e atuam como pareceristas em casos concretos de desempate, quando persistir discordância entre as duas avaliações iniciais. O processo de seleção dos textos submetidos envolve as seguintes etapas:

- recebimento da submissão através do sistema OJS pelo site da revista;
- checagem preliminar das diretrizes para os autores e condições para submissão pelos editores assistentes;
- análise dos artigos pelo software anti-plágio iThenticate, oferecido pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) da UFPB. Para que os artigos sigam para avaliação, será considerado o registro no software de no máximo 10% de auto-plágio ou até 50% caso o artigo seja resultado de dissertações ou teses;
- avaliação às cegas (peer review)por dois avaliadores ad hoc;
- em casos de divergências quanto aos pareceres, uma terceira avaliação será feita por um membro do Conselho Consultivo;
- em caso de aprovação, os autores serão avisados quanto à publicação. Em casos de não aceitação, os pareceres serão disponibilizados aos autores através do sistema.

Periodicidade

A revista Culturas Midiáticas tem periodicidade semestral e recebe artigos para avaliação até 15 de abril para o primeiro semestre e até 10 de outubro para o segundo semestre de cada ano.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Histórico do periódico

A Revista Culturas Midiáticas é uma publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal da Paraíba. Foi lançada em 2008, mantendo desde então a periodicidade semestral de suas publicações. Divulga artigos científicos, relatos de pesquisas, estudos teóricos, revisões de literatura, textos didáticos, relatos de experiências, traduções e resenhas na área de Comunicação e Informação, e em áreas afins.