Foco e Escopo

    Lançada em 2008, a Revista Culturas Midiáticas (CM) é uma publicação periódica do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Culturas Midiáticas da Universidade Federal da Paraíba (PPGC/UFPB) e destina-se à divulgação da produção científica no campo da Comunicação e Informação. A publicação recebe textos de autoras(es) brasileiras(os) e estrangeiras(os), com foco em produções que se inscrevam no campo dos estudos comunicacionais, em suas interfaces com as culturas midiáticas audiovisuais e os processos de midiatização do cotidiano e do imaginário. O objetivo da revista é promover um espaço de divulgação de pensamentos capazes de apresentar, discutir e transformar cenários comunicacionais e informacionais. Desde que atravessada por este escopo, incentivamos a transdisciplinaridade.

    São acolhidas submissões de textos frutos de investigações teóricas e empíricas de pesquisadores(as) doutores(as), em possível co-autoria com outros(as) doutores(as), doutorandos(as), mestres(as), mestrandos(as). Também aceitamos co-autoria de professores(as) doutores(as) com graduados(as) e graduandos(as), desde que os últimos estejam vinculados a grupos de pesquisa e/ou como incentivo para a publicação de estudantes de Iniciação Científica, respeitando o limite máximo de uma publicação deste tipo por edição.

     A Culturas Midiáticas aceita manuscritos em português, mas também em inglês e espanhol. Todos os textos submetidos devem apresentar títulos, resumos e palavras-chave nos três idiomas. A revista publica textos originais e inéditos, que poderão fazer parte das seguintes categorias:

ARTIGO: Apresenta temas ou abordagens científicas originais (relatos de pesquisa e/ou experiências, estudos de caso, estudos teóricos), contribuindo para ampliar o conhecimento até então estabelecido na área; ou de revisão (com análise e discussão de ideias já publicadas, revisões de literatura, além de métodos, técnicas, processos e resultados);

RESENHA: Apreciação e análise crítica de obras recentes. 

   Excepcionalmente, serão aceitos textos que já tenham sido publicados em periódicos estrangeiros (traduções) ou em anais de eventos ou em trechos de monografias, dissertações e teses defendidas (desde que devidamente explicitada a condição em "Comentários ao Editor"). Nesse caso, os manuscritos serão sujeitos ao mesmo processo de avaliação duplo-cego por pares (ver Diretrizes para Autores) sob o risco de esperar para ser publicados em edições futuras, respeitando o limite máximo de uma publicação deste tipo por edição.

    Ocasionalmente, pode haver textos de autores(as) convidados(as) nas edições, o que, quando acontecer, estará explicitado na publicação.

Periodicidade

   A revista Culturas Midiáticas é uma publicação que recebe submissões em fluxo contínuo, abertas para autoras(es) ao longo de todo o ano, visando edições fixas publicadas em dois números por ano.

   A revista recebe submissões até 10 de abril, para a primeira edição; e até 10 de outubro, para a segunda edição de cada ano.

  Eventualmente, a CM se permite promover também convocatórias extraordinárias para publicação de dossiês temáticos, com período de submissão e publicação específicos e independentes das edições fixas, sem periodicidade previamente definida.

Compromissos Éticos

   A Culturas Midiáticas segue os códigos de ética, boas práticas e transparência do Committee on Publication Ethics (Comitê de Ética em Publicações, COPE), a fim de manter a originalidade e a qualidade dos trabalhos publicados e zelar pelo corpo de autores(as), avaliadores(as) e editores(as) que a compõe.

 Na suspeita de infração ética, é possível entrar em contato com a revista através do e-mail revistaculturasmidiaticas@gmail.com. As denúncias serão devidamente registradas e investigadas pelo Conselho Editorial, que prosseguirá em conformidade com os processos de conduta ética indicados pela COPE, incluindo resposta ao(à) denunciante e, se for o caso, retratação de conteúdo.

  Autores(as), editores(as), avaliadores(as), revisores(as) e leitores(as) possuem responsabilidades e compromissos éticos pertinentes à sua atuação na revista.

COMPROMISSO DE AUTORES E AUTORAS :

   Submeter textos inéditos e em que todos os(as) autores(as) estejam devidamente registrados(as). O(a) autor(a) assume responsabilidade pelo seu texto. Trechos sem indicação apropriada de citações e referências serão classificados como plágio, inclusive aqueles que possuem a mesma autoria do manuscrito (autoplágio). Todas as fontes de informação devem ser explicitadas no texto, incluindo as de imagens de todos os tipos (cujas autorias também devem ser indicadas) e links. Ao enviar um texto para apreciação, os(as) autores(as) garantem que não há conflitos de interesse na publicação do texto. Se o manuscrito é fruto de pesquisa financiada, o tipo de apoio e a instituição financiadora devem estar explícitos. O mesmo manuscrito não pode ser enviado para avaliação à Culturas Midiáticas e, simultaneamente, a outras publicações. Após sua submissão exclusiva à CM, é preciso esperar sua publicação ou sua recusa explícita, esta última liberando-o para novas submissões em outros periódicos.

COMPROMISSO DA EQUIPE EDITORIAL:

  Conduzir um processo avaliativo sem discriminação de raça, gênero, etnia, nacionalidade, ideologias políticas, crenças religiosas, entre outras, usando do princípio da isonomia no tratamento das submissões, considerando o conteúdo e método científico, a relevância das pesquisas e sua contribuição para a área. Selecionar avaliadores(as) e parecerista qualificados(as). Agir com atenção e prontidão às demandas postas pela comunidade da revista.

COMPROMISSO DE AVALIADORES(AS), PARECERISTAS E REVISORES(AS):

    Realizar revisão crítica e construtiva das submissões, na busca de manter o rigor acadêmico, assim como de instigar o aprimoramento das produções científicas. Não reter ou se fundamentar de informações e conteúdos contidos nos textos avaliados, seja de forma escrita ou oral, antes de que ele tenha sido publicado e possa ser devidamente referenciado. Cumprir com os prazos delimitados.

COMPROMISSO DOS(AS) LEITORES(AS):

  Mencionar fonte e autoria ao compartilhar ou fazer referência a quaisquer conteúdos veiculados pela Culturas Midiáticas. Notificar e denunciar à Equipe Editorial quaisquer suspeitas de infração ética vinculadas à revista.

Política de Acesso Livre

   Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. 

PPGC/UFPB

   A CM é uma revista científica vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal da Paraíba.

Corodenação/ Vice-Coordenação: Thiago Pereira Falcão/ Marcel Vieira Barreto Silva.

Corpo Docente: Bertrand de Souza Lira; Caroline Delevati Colpo; Ed Porto Bezerra; Eunice Simões Lins; Fellipe Sá Brasileiro; Flávia Affonso Mayer; Isabella Chianca Bessa Ribeiro do Valle; Luiz Antonio Mousinho Magalhães; Marcel Vieira Barreto Silva; Thais Gaudêncio do Rego; Thiago Pereira Falcão; Valdecir Becker.

Técnico-administrativo: João Victor Ximenex Monteiro

E-mail: ppgcufpb@gmail.com
Telefone: +55 (81) 32167925

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