A estratégia irônica do CQC

Autores

  • Felipe POLYDORO

Resumo

Para Jean Baudrillard, a ironia resta como a abordagem possível em um mundo tomado pela simulação e a hiper-realidade. Este artigo busca mostrar que o programa humorístico CQC, ao parodiar o jornalismo e os meios de comunicação em geral, dota-se de uma estratégia irônica tal qual descrita por Baudrillard. Um indicativo do êxito da estratégia está no fato de o programa ser confundido com o próprio jornalismo - atividade eminentemente moderna e, por isso, envolta na crise dos conceitos de verdade e realidade que é marca da época contemporânea. Visando à melhor compreensão dos conceitos baudrillarianos de simulação, hiper-realidade e ironia - e do contexto no qual surge um objeto midiático como o CQC - mostramos ainda o percurso que leva ao aparecimento e, posteriormente, derrocada do conceito moderno de realidade.

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Publicado

2011-12-09

Como Citar

POLYDORO, F. A estratégia irônica do CQC. Culturas Midiáticas, [S. l.], v. 4, n. 1, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/cm/article/view/11675. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos