O Maior São João do Mundo em Campina Grande-PB:

um evento gerador de discursos culturais

Autores

  • Severino Alves de Lucena Filho Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Palavras-chave:

Festa Junina, Cultura Popular, Folkmarketing

Resumo

O presente artigo aborda o mega evento cultural e turístico do “O Maior São João do Mundo”, realizado na cidade de Campina Grande, na Paraíba, no Nordeste do Brasil. O foco central consiste em analisar o discurso organizacional no contexto do folkmarketing. O discurso que denominamos folkmarketing é edificado pelas empresas públicas e privadas, a través da apropriação do universo simbólico da festa junina, objetivo mercadológico e institucional, na condição de gestoras e patrocinadoras do mesmo. Na pesquisa utiliza-se o método de análise de discurso, da Escola Francesa, e suas especificidades conceituais. Analisamos o cartão telefônico que materializa os discursos organizacionais no âmbito do folkmarketing.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-12-08

Como Citar

LUCENA FILHO, S. A. de. O Maior São João do Mundo em Campina Grande-PB:: um evento gerador de discursos culturais. Culturas Midiáticas, [S. l.], v. 2, n. 1, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/cm/article/view/11695. Acesso em: 14 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos