Comunidade no discurso telejornalístico: para além do conceito, um caso de relexicalização
Resumo
Este artigo tem por objetivo investigar o conceito de comunidade construído e representado pelas estratégias discursivas em telejornais brasileiros. O corpus de pesquisa é composto pelas reportagens dos telejornais Jornal Nacional e Jornal da Record, nos meses de outubro a dezembro de 2011. A abordagem teórico-metodológica tem seu curso nos estudos da Análise Crítica do Discurso, seguindo o modelo de Fairclough (2001). São observados os aspectos ligados ao vocabulário, no que tange à etapa da análise textual das formações discursivas. Com isso, percebemos estar surgindo uma nova possibilidade de compreensão acerca do conceito de comunidade, ou seja, o telejornalismo propõe-nos uma comunidade que vai além das características comunais, ampliando o quadro lexical, suscitando uma nova comunidade.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para Revista Culturas Midiáticas implica na transferência, pelos autores (as), dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor (a), com direitos da Revista Culturas Midiáticas sobre a primeira publicação. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).