Comunidade no discurso telejornalístico: para além do conceito, um caso de relexicalização

Autores

  • Maria Ivete Trevisan FOSSÁ
  • Patrícia Franck PICHLER

Resumo

Este artigo tem por objetivo investigar o conceito de comunidade construído e representado pelas estratégias discursivas em telejornais brasileiros. O corpus de pesquisa é composto pelas reportagens dos telejornais Jornal Nacional e Jornal da Record, nos meses de outubro a dezembro de 2011. A abordagem teórico-metodológica tem seu curso nos estudos da Análise Crítica do Discurso, seguindo o modelo de Fairclough (2001). São observados os aspectos ligados ao vocabulário, no que tange à etapa da análise textual das formações discursivas. Com isso, percebemos estar surgindo uma nova possibilidade de compreensão acerca do conceito de comunidade, ou seja, o telejornalismo propõe-nos uma comunidade que vai além das características comunais, ampliando o quadro lexical, suscitando uma nova comunidade.

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Publicado

2013-12-19

Como Citar

FOSSÁ, M. I. T.; PICHLER, P. F. Comunidade no discurso telejornalístico: para além do conceito, um caso de relexicalização. Culturas Midiáticas, [S. l.], v. 6, n. 2, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/cm/article/view/17559. Acesso em: 28 mar. 2024.

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