Entre o artifício e o acaso no fotojornalismo de conflitos: o discurso visual nas imagens da guerra na Líbia

Autores

  • Fernanda Rechenberg PPGC/UFPB
  • Bruno Cavalcante Pereira

Resumo

O presente trabalho busca debater as tensões existentes entre documento (notícia visual) e arte na fotografia. Optou-se como metodologia de análise interpretativa o diálogo entre “discursividade visual” (PICADO, 2003) e a “análise iconológica” (VICENTE, 2000) no intuito de mostrar uma percepção singular da fotografia sem ela estar analogicamente ligada a explicações semiológicas. Escolhemos como corpus as imagens de conflito do ensaio Libya Hurra (2011), de Maurício Lima, para exemplificar que os valores estéticos e a assunção do ponto de vista do fotógrafo sobre o motivo fotografado não afastam da imagem o seu caráter denunciativo dos horrores do conflito civil só porque se utilizou de estratégias como a encenação, por exemplo, que flertam com a arte contemporânea. Palavras-chave: Fotojornalismo de guerra. Discursividade visual. Subjetividade. Arte. Fotografia.

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Publicado

2016-12-24

Como Citar

RECHENBERG, F.; PEREIRA, B. C. Entre o artifício e o acaso no fotojornalismo de conflitos: o discurso visual nas imagens da guerra na Líbia. Culturas Midiáticas, [S. l.], v. 9, n. 2, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/cm/article/view/32036. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos