A representação do feminino na tela: uma análise da cinematografia brasileira postulante ao Oscar de melhor filme em língua estrangeira (2010 - 2016)
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-5930.2018v11n2.43527Resumo
O cinema feminista manifesta-se em um momento voltado para criação de uma linguagem cinematográfica destinada a coibir a visão sexista existente em relação à mulher representada na tela, iniciada ainda na construção narrativa, aceita e reafirmada de igual maneira pelo espectador. Este artigo reúne algumas reflexões teóricas e analisa a construção da personagem feminina nos filmes brasileiros indicados para concorrer ao Oscar, utilizando como aporte teórico os estudos elaborados pelas teorias feministas do cinema. Metodologicamente, utiliza-se o Teste de Bechdel, ferramenta consoante com as discussões, para analisar um período de seis anos de filmes brasileiros candidatos à categoria de melhor filme em língua estrangeira (2010 a 2016). Os resultados apontam para algum avanço, mas ainda assim demonstram a necessidade de criação de narrativas menos simplórias em relação ao papel da personagem. Palavras-chave: Cinema feminista. Cinema brasileiro. Filme estrangeiro. Teste de Bechdel.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para Revista Culturas Midiáticas implica na transferência, pelos autores (as), dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor (a), com direitos da Revista Culturas Midiáticas sobre a primeira publicação. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).