O vermelho na construção da imagem de Dilma Rousseff

  • Jéssica Cristina de Campos Universidade de Sorocaba - SP (Uniso)
  • Luciana Coutinho Pagliarini Souza Universidade de Sorocaba - SP

Resumo

A comunicação na interface com a moda sustenta o objeto desse artigo: a produção de sentidos da cor vermelha encarnada nas vestimentas da ex-presidente Dilma Rousseff no período que precede seu primeiro mandato até seu impeachment. Nosso propósito consiste em inventariar os sentidos que a cor vermelha suscita, levando em conta o contexto da trajetória política da ex-presidente. Na esteira do vermelho, fotos de Dilma advindas da plataforma digital do jornal Folha de S. Paulo são analisadas, atreladas às especificidades que a semiótica peirceana contempla do signo – seu aspecto qualitativo, existencial e simbólico. A relevância desse artigo se dá pela reflexão de como a cor contribui na produção de sentidos na construção da imagem de políticos.

Biografia do Autor

Jéssica Cristina de Campos, Universidade de Sorocaba - SP (Uniso)
Mestranda no PPG Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba.
Luciana Coutinho Pagliarini Souza, Universidade de Sorocaba - SP
Doutorado em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP; estágio pós-doutoral na Universidade de Kassel, Kassel, Alemanha. Docente no PPG em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba (Uniso). Desenvolveu pesquisa sobre palavra e imagem; sobre publicidade de rua; sobre a temática da alteridade nas imagens em livros didáticos, com apoio da FAPESP. Publicou “A trama do texto e da imagem: um jogo de espelhos”; “Publi-cidade no contexto intercultural antes e depois da lei Cidade Limpa” e “Aulas de semiótica peirceana” (Annablume).

Referências

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Sites

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Publicado
2019-12-19
Seção
Artigos