A infografia nas Olimpíadas Rio 2016
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-5930.2019v12n2.45158Palavras-chave:
Infográfico, Esporte, Jogos olímpicosResumo
O infográfico tem ganhado cada vez mais espaço como ferramenta de comunicação, avançando para os formatos digitais. Dado o seu poder de síntese, a veiculação de informação por meio de imagens e esquemas propicia a fácil visualização e memorização dos dados, recurso utilizado pela imprensa nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Assim, este trabalho apresenta a infografia voltada a esse evento dentro do ecossistema digital. A metodologia consistiu em coleta e análise de materiais retirados de canais como sites de esportes e notícias, Guia Olímpico da revista VEJA digital e o especial olímpico publicado pelo Estadão online. O material coletado foi organizado em três categorias principais: estatísticas de engajamento, informação esportiva e curiosidades. Como resultado esperado, este artigo apresenta um panorama da produção infográfica dos Jogos Rio 2016, oferecendo material para consultas e pesquisas posteriores, bem como reflexões sobre o uso do infográfico dentro do ambiente digital.
Downloads
Referências
ADNEWS. Infográfico mostra o perfil do torcedor na internet. 19 ago. 2016. Disponível em: . Acesso em: 31 ago. 2017.
ALONSO, J. Grafía. El trabajo en una agencia de prensa especializada en infográficos. Revista Latina de Comunicación Social, n. 8, ag. 1998. Disponível em: <http://www.ull.es/publicaciones/latina/a/49inf6.html>. Acesso em: 10 jul. 2016.
ALVES, Júlia; LANA, Luciana; MURATORI, Matheus; REZENDE, Rodolfo; FONTES, Thiago; SIQUEIRA, Virgínia. Análise das Plataformas, Gêneros, Audiência e Mercado da cobertura da Rede Globo dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Laboratório de Mídias e Linguagens da Universidade Federal de Minas Gerais, 2016. Disponível em: . Acesso em: 20 ago. 2017.
AMÉRICO, Marcos. Observatório do Esporte: Uma Visão Crítica da Mídia Esportiva. In: CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUDESTE, 18, 2013, Bauru. Anais do XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste. Bauru: Intercom, 2013, p.1-13.
AMÉRICO, Marcos; MARGADONA, Laís Akemi. A fotografia dos Jogos Olímpicos Rio 2016: mídias sociais, memes e engajamento. DISCURSOS FOTOGRÁFICOS, v. 13, p. 112, 2017.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE IMPRENSA. Olimpíada do Rio atrai mais de 25 mil jornalistas. Disponível em: www.abi.org.br/olimpiada-do-rio-atrai-mais-de-25-mil-jornalistas/. Acesso em: 27 de fev. 2019.
COELHO, Dalila; MORAES, Gabriel; ARAUGIO, Giulia; VARGAS, Mônica; GALVÃO, Raíssa; FALCONELLI, Stephanie. Engajamento na cobertura das Olimpíadas 2016: Globo no Twitter. Laboratório de Mídias e Linguagens da Universidade Federal de Minas Gerais, 2016. Disponível em: . Acesso em: 31 out. 2016.
COLLE, R. Estilos o tipos de infógrafos. Revista Latina de Comunicación Social, n. 12, 1998. Disponível em: <http://www.revistalatinacs.org/a/02mcolle/colle.htm>. Acesso em: 02 nov. 2016.
COMITÊ OLÍMPICO BRASILEIRO. Infográfico mostra as curiosidades do Time Brasil nos Jogos Rio 2016. Disponível em: . Acesso em: 27 fev. 2018.
ESTADÃO – INFOGRÁFICOS. Rio 2016: modalidades olímpicas. Publicado em: 25 jul 2016. Disponível em <http://infograficos.estadao.com.br/esportes/jogos-olimpicos/2016/modalidades/guia> Acesso em: 19 fev 2017.
FACEBOOK MEDIA. Rio 2016 Week 1: The Biggest Moments on Facebook and Instagram. Estatísticas de engajamento no Facebook e Instagram. 12 ago. 2016. Disponível em <https://media.fb.com/2016/08/12/rio-2016-week-1-the-biggest-moments-on-facebook-and-instagram/>. Acesso em: 14 fev. 2017.
GRAPHIC NEWS. RIO 2016: Olympic track records. Infográfico interativo com marcas de Usain Bolt nos 100m rasos. Disponível em: . Acesso em: 31 ago. 2017.
IINTERATIVA. Infográfico – Rio 2016: As Olimpíadas das Redes Sociais. 23 ago. 2016. Disponível em: . Acesso em: 31 out. 2016.
ISTOÉ. A Olimpíada da redenção. Matéria publicada na coluna Comportamento. Autoria de Amauri Segalla e Eliane Lobato, 29 jul. 2016. Disponível em: . Acesso em: 31 ago. 2017.
ITTF. Television figures released, millions upon millions watched table tennis at Rio 2016. 20 mar. 2016. Disponível em: . Acesso em: 31 ago. 2017.
KANNO, M. Infografe: como e porque usar infográficos para criar visualizações e comunicar de forma imediata e eficiente. São Paulo: Infolide.com, 2013.
KANTAR IBOPE MEDIA. Mais de 63 milhões de pessoas assistiram à Olimpíada 2016 pela TV. 25 ago. 2016. Disponível em: <https://www.kantaribopemedia.com/mais-de-63-milhoes-de-pessoas-assistiram-a-olimpiada-2016-pela-tv/>. Acesso em: 14 fev. 2017.
MORAES, A. Infografia: história e projeto. São Paulo: Blucher, 2013.
MINERVINI, Mariana Andrea. La infografía como recurso didáctico. Revista Latina de Comunicación Social, número 59, 2005. Disponível em <http://www.ull.es/publicaciones/latina/200506minervini.pdf>Acesso em: 18 fev 2017
STATS. Infográfico com dados da transmissão olímpica, 2016. Disponível em: . Acesso em: 31 ago. 2017.
TEIXEIRA, Gabriela; MEI, Marina; ROZO, Micaela; AMARAL, Thaynara. Multiplataformas e diversidade de personagens: a cobertura das Olimpíadas Rio 2016 feita pela Rede Globo. Laboratório de Mídias e Linguagens da Universidade Federal de Minas Gerais, 2016. Disponível em: . Acesso em: 21 out. 2016.
TIMES OF INDIA. 15 things to know about the 2016 Rio Olympics. 28 abr. 2016. Disponível em: . Acesso em: 31 ago. 2017.
VEJA. Revista n.2489, publicada em 2016, disponibilizada online. Disponível em: . Acesso em: 29 ago. 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para Revista Culturas Midiáticas implica na transferência, pelos autores (as), dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor (a), com direitos da Revista Culturas Midiáticas sobre a primeira publicação. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).