Paixão e representatividade:
a percepção dos torcedores brasileiros quanto às campanhas sociais dos clubes nacionais de futebol
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-5930.2020v13n2.55492Palavras-chave:
Futebol, Comunicação, Campanhas Sociais, Sociedade, InternetResumo
Paternidade responsável, racismo, homofobia e demarcação de terras indígenas: estes foram alguns dos temas abordados pelos clubes de futebol do Brasil em campanhas, especialmente nas mídias sociais, no ano de 2019. Qual o tamanho desta interferência? Como estas ações chegam aos torcedores? É possível que uma equipe, através da paixão que estimula, venha a ser também um vetor de mudança social? Encontramos algumas respostas para estas e outras perguntas nesta pesquisa realizada a partir de um questionário respondido por 310 brasileiros e brasileiras, com idades entre 18 e 60 anos. Foi possível vislumbrar, com possibilidade de aprofundamento, aspectos interessantes acerca de participação, engajamento e o poder da Internet neste processo – capaz de, por exemplo, fazer com que torcedores apreciem e se sintam estimulados até mesmo por ações de equipes rivais.
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