Drag Gamer:

Samira Close, cibercultura e cultura dos fãs

Autores

  • Paulo Luiz Silva Bonfim Júnior Universidade Luterana do Brasil (Ulbra)
  • Luiz Felipe Zago Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) https://orcid.org/0000-0003-4453-5982

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-5930.2020v13n2.55672

Palavras-chave:

Samira Close, Cultura gamer, Cultura dos fãs

Resumo

Este artigo aborda a aparição da drag Samira Close na plataforma Facebook Gaming. Samira Close é o nome da figura performada por Wenner Pereira, que joga games assumindo-se como drag. O objetivo do artigo é indicar as diferentes formas de interação entre ela e seus fãs, em suas transmissões ao vivo, focando especificamente nos modos como seu corpo aparece nas telas. Na comunicação produzida nas comunidades de fãs ocorre a formação de laços e o compartilhamento de interesses. Para o artigo, os conceitos empregados foram cibercultura, cultura gamer e cultura dos fãs. Na comunidade de fãs dessa jogadora em particular há características de proximidade e conexão dos indivíduos por meio dos interesses fortemente vinculados à estética da drag gamer Samira Close.

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Biografia do Autor

Paulo Luiz Silva Bonfim Júnior, Universidade Luterana do Brasil (Ulbra)

Bacharel em Publicidade e Propaganda - Universidade Luterana do Brasil - Campus Canoas. Integrou o Grupo de Estudos de Comunicação, Educação e Políticas da Diferença, liderado pelo Prof. Dr. Luiz Felipe Zago, entre março e agosto de 2020.

Luiz Felipe Zago, Universidade Luterana do Brasil (Ulbra)

Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, na Linha de Pesquisa Pedagogias e Políticas da Diferença, e Professor do Curso de Comunicação Social - Jornalismo da Universidade Luterana do Brasil (Campus Canoas). Graduado em Comunicação Social pela Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006), Mestre (2009) e Doutor (2013) em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UFRGS na Linha de Pesquisa em Educação, Sexualidade e Relações de Gênero. Já atuou como jornalista e assessor de comunicação. Foi coordenador e consultor de projetos de prevenção às infecções sexualmente transmissíveis, HIV/Aids entre homens que fazem sexo com homens das cidades de Porto Alegre e região metropolitana, tendo sido militante no movimento LGBTQIA+ durante 6 anos. Atuou como consultor técnico na Coordenação Geral de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas do Ministério da Saúde da Brasil. Suas áreas de interesse são relações de gênero, corpo, sexualidade, Direitos Humanos, produção de subjetividades, redes sociais na internet.

Referências

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Publicado

2020-12-17

Como Citar

BONFIM JÚNIOR, P. L. S.; ZAGO, L. F. . Drag Gamer:: Samira Close, cibercultura e cultura dos fãs. Culturas Midiáticas, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 170–187, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.1983-5930.2020v13n2.55672. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/cm/article/view/55672. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Comunicação e Cultura Digital