O mercado brasileiro na era do streaming:

original Globoplay no novo ecossistema midiático audiovisual

Autores

  • Marcos Meigre Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Simone Rocha Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-5930.2020v13n2.55915

Palavras-chave:

Original Globoplay, Análise do meio, Televisão distribuída por internet

Resumo

Investigamos o surgimento de Globoplay tomando por base sua primeira produção original, Além da Ilha. Numa análise do meio como aporte central, tomamos a noção de TV distribuída por internet como norteador teórico e traçamos um percurso pautado na poética televisual como metodologia, destacando elementos da narrativa, televisualidade e indicadores culturais. Entendemos que Globoplay materializa um híbrido entre as influências do modelo linear de TV e as potencialidades levantadas pelo streaming.

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Biografia do Autor

Marcos Meigre, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutorando e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UFMG. Jornalista graduado pela UFV. Membro do Grupo de Pesquisa Comunicação e Cultura em Televisualidades (COMCULT/UFMG).

Simone Rocha, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutora em Comunicação e Cultura pela UFRJ,  professora associada da UFMG e líder do Grupo de Pesquisa Comunicação e Cultura em Televisualidades/COMCULT.

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Publicado

2020-12-17

Como Citar

MEIGRE, M.; ROCHA, S. M. O mercado brasileiro na era do streaming:: original Globoplay no novo ecossistema midiático audiovisual. Culturas Midiáticas, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 134–152, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.1983-5930.2020v13n2.55915. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/cm/article/view/55915. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Comunicação e Cultura Digital