Na cabeça dos eleitores
sinapses entre neurociência do consumo e comunicação eleitoral
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2763-9398.2021v14n.59007Palavras-chave:
Neurociência, Consumo, Campanha eleitoral, Eye TrackingResumo
A comunicação eleitoral é passível de ser analisada pelo prisma da Neurociência do Consumo, pois envolve reações sinápticas com claros efeitos sobre atenção, interesse, emoção e memória dos eleitores. Hoje, a política tende a criar novos paradigmas em relação à percepção dos candidatos, desenvolvendo um novo campo de atuação científica na pesquisa eleitoral. Deste modo, o artigo aborda as possibilidades de aplicação de métodos neurocientíficos em campanhas eleitorais a partir do uso exemplar do Eye Tracking (monitoramento ocular) na campanha 2020 do candidato eleito para a prefeitura de Araucária (PR). Trata-se de um estudo sobre uma outra faceta da comunicação eleitoral que, além das pesquisas quantitativas e qualitativas, pode redimensionar suas estratégias baseadas em reações do sistema nervoso e da fisiologia humana.
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