Na cabeça dos eleitores

sinapses entre neurociência do consumo e comunicação eleitoral

Autores

  • Hertz Wendel de Camargo Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Letícia Salem Herrmann Lima Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2763-9398.2021v14n.59007

Palavras-chave:

Neurociência, Consumo, Campanha eleitoral, Eye Tracking

Resumo

A comunicação eleitoral é passível de ser analisada pelo prisma da Neurociência do Consumo, pois envolve reações sinápticas com claros efeitos sobre atenção, interesse, emoção e memória dos eleitores. Hoje, a política tende a criar novos paradigmas em relação à percepção dos candidatos, desenvolvendo um novo campo de atuação científica na pesquisa eleitoral. Deste modo, o artigo aborda as possibilidades de aplicação de métodos neurocientíficos em campanhas eleitorais a partir do uso exemplar do Eye Tracking (monitoramento ocular) na campanha 2020 do candidato eleito para a prefeitura de Araucária (PR). Trata-se de um estudo sobre uma outra faceta da comunicação eleitoral que, além das pesquisas quantitativas e qualitativas, pode redimensionar suas estratégias baseadas em reações do sistema nervoso e da fisiologia humana.

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Biografia do Autor

Hertz Wendel de Camargo, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutor em Estudos da Linguagem (UEL), mestre em Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte (Unicamp, 2006). Professor do programa de Pós-graduação em Comunicação e do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Paraná. Coordenador do SINAPSE - Laboratório de Consumo, Criação e Cultura - UFPR e líder do grupos de pesquisa ECCOS - Estudos em Comunicação, Consumo e Sociedade (UFPR).

Letícia Salem Herrmann Lima , Universidade Federal do Paraná

Doutora, Pós-doutora e Mestre em Comunicação e Linguagens (UTP), pós-graduada em marketing (PUCPR), graduada em Publicidade e Propaganda (UTP) e Relações Públicas (PUCPR). Coordenadora e professora do curso de Comunicação Institucional da UFPR. Pesquisadora de Neurociência do Consumo, neurocomunicação e mídias. Integrante dos grupos de pesquisa ECCOS e PRACCOM.

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Publicado

2021-11-30

Como Citar

CAMARGO, H. W. de; SALEM HERRMANN LIMA , L. Na cabeça dos eleitores: sinapses entre neurociência do consumo e comunicação eleitoral. Culturas Midiáticas, [S. l.], v. 14, p. 24, 2021. DOI: 10.22478/ufpb.2763-9398.2021v14n.59007. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/cm/article/view/59007. Acesso em: 8 nov. 2024.