A identificação de fake news por alunos e professores

um experimento em escolas públicas no Brasil

Autores

  • Diego de Deus Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino - UNIFAE
  • Adinan Nogueira Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino - UNIFAE e Pontifícia Universidade Católica - PUC Minas https://orcid.org/0000-0003-4825-7035

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2763-9398.2022v16n.61652

Palavras-chave:

Fake news. Professores. Literacia. Alunos. Redes sociais.

Resumo

Este estudo teve o objetivo de comparar o nível de habilidade de estudantes e professores de ensino médio de duas escolas públicas possuem em identificar notícias falsas. Trata-se de um estudo exploratório e experimental. A investigação problematizou o papel das literacias de informação e midiática averiguando os desdobramentos na percepção dos participantes diante das informações dispostas nas redes sociais. Além disso, também utilizou-se da aplicação de framings de persuasão no intuito de verificar se mudanças no modo de apresentar uma informação pode induzir o leitor a confirmar determinada perspectiva já preestabelecida. Verificou-se se esses fatores possuem relação na capacidade dos participantes de identificarem as fake news usadas no experimento. Constatou-se que não há essa relação, mas que existe um déficit entre o que se declara de conhecimento a respeito do assunto e a detecção de uma notícia, em tese, verdadeira, quer seja sob a ótica dos professores ou dos alunos.

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Biografia do Autor

Adinan Nogueira, Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino - UNIFAE e Pontifícia Universidade Católica - PUC Minas

Possui graduação em Publicidade e Propaganda pela Fundação Armando Álvares Penteado (1992), graduação em Gestão Estratégica de Marketing pela PUC-MINAS e mestrado em Administração e Desenvolvimento Organizacional - Superintendência Nacional do CNEC (2007). É doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade Lusófona (Lisboa / Portugal). É professor IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e professor da Unifae.

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Publicado

2022-05-26

Como Citar

DE DEUS, D.; CARLOS NOGUEIRA, A. . A identificação de fake news por alunos e professores: um experimento em escolas públicas no Brasil. Culturas Midiáticas, [S. l.], v. 16, p. 21, 2022. DOI: 10.22478/ufpb.2763-9398.2022v16n.61652. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/cm/article/view/61652. Acesso em: 18 abr. 2024.