Comunicação pública no combate à desinformação

uma estratégia do Tribunal Superior Eleitoral no Twitter

Autores

  • Maurílio Luiz Hoffmann da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul https://orcid.org/0000-0001-7543-6114
  • Arielly Cristina de Moura Grande Benato Universidade Federal do Paraná
  • Mariana Reis Mendes Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2763-9398.2023v18n.63529

Palavras-chave:

Desinformação, Comunicação Pública, Justiça Eleitoral, Twitter, Bolsonaro

Resumo

Investiga o combate à desinformação nas mídias sociais pela perspectiva da comunicação pública em um estudo de caso: a atuação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no Twitter durante uma live do presidente Jair Bolsonaro, na qual ele prometeu mostrar provas de que as eleições teriam sido fraudadas. Pergunta de pesquisa: “Como a comunicação pública pode ser usada no enfrentamento à desinformação?”. Hipótese: uma das possibilidades para combater a desinformação é por meio das mídias sociais, dada a facilidade de espalhamento das mensagens. Objetivos: analisar a atuação de uma instituição pública no combate à desinformação e defender que o combate à desinformação passe a ser considerado uma das funções da comunicação pública. Métodos: estudo de caso, análise de conteúdo e entrevista. Os resultados classificam a live como desinformativa e mostram um relativo sucesso da ação do ponto de vista do tribunal.

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Biografia do Autor

Maurílio Luiz Hoffmann da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando em Comunicação (PPGCOM/UFRGS). Pesquisador vinculado ao MIDIARS (Laboratório de Pesquisa em Mídia, Discurso e Análise de Redes Sociais). Mestre em Estudos da União Europeia (Uni Salzburg). Mestre em Comunicação e Sociedade (PPGCOMS/UFT).

Arielly Cristina de Moura Grande Benato, Universidade Federal do Paraná

Mestranda em Comunicação pela Universidade Federal do Paraná com bolsa da Capes. Estudante no grupo de pesquisa COM21 (PPGCOM-UFPR). Especialista em Assessoria e Gestão da Comunicação e em Gestão de Marketing. Relações Públicas pela UFPR.

Mariana Reis Mendes, Universidade Federal de Goiás

Doutora em Linguística pela UFG e mestra em Estudos da Tradução pela UNB. Jornalista (UFT) com experiência como repórter e chefe de assessoria. Pesquisadora em cibercultura, análise do discurso crítica e as relações entre tecnologia e educação.

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Publicado

2023-06-30

Como Citar

HOFFMANN DA SILVA, M. L.; DE MOURA GRANDE BENATO, A. C.; REIS MENDES, M. Comunicação pública no combate à desinformação: uma estratégia do Tribunal Superior Eleitoral no Twitter. Culturas Midiáticas, [S. l.], v. 18, 2023. DOI: 10.22478/ufpb.2763-9398.2023v18n.63529. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/cm/article/view/63529. Acesso em: 9 maio. 2024.