Comunicação pública no combate à desinformação
uma estratégia do Tribunal Superior Eleitoral no Twitter
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2763-9398.2023v18n.63529Palavras-chave:
Desinformação, Comunicação Pública, Justiça Eleitoral, Twitter, BolsonaroResumo
Investiga o combate à desinformação nas mídias sociais pela perspectiva da comunicação pública em um estudo de caso: a atuação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no Twitter durante uma live do presidente Jair Bolsonaro, na qual ele prometeu mostrar provas de que as eleições teriam sido fraudadas. Pergunta de pesquisa: “Como a comunicação pública pode ser usada no enfrentamento à desinformação?”. Hipótese: uma das possibilidades para combater a desinformação é por meio das mídias sociais, dada a facilidade de espalhamento das mensagens. Objetivos: analisar a atuação de uma instituição pública no combate à desinformação e defender que o combate à desinformação passe a ser considerado uma das funções da comunicação pública. Métodos: estudo de caso, análise de conteúdo e entrevista. Os resultados classificam a live como desinformativa e mostram um relativo sucesso da ação do ponto de vista do tribunal.
Downloads
Referências
BRAGA, J. L. Comunicação, disciplina indiciária. MATRIZes, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 73-88, 2008. DOI: 10.11606/issn.1982-8160.v1i2p73-88. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/38193>. Acesso em: 23 maio 2022.
BRANDÃO, Elizabeth Pazito. Conceito de comunicação pública. In: Duarte, Jorge (org). Comunicação Pública: Estado, mercado, sociedade e interesse público. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2012. p. 1-33.
BOYD, Danah. Social network sites as networked publics: affordances, dynamics, and implications. In: PAPACHARISSI, Z. (ed.). A networked self: identity, community, and culture on social network sites. Abingdon: Routledge, 2010. p. 39-58.
DUARTE, Jorge. Instrumentos de comunicação pública. In: Duarte, Jorge (org). Comunicação Pública: Estado, mercado, sociedade e interesse público. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2012. p. 59-71.
KUNSCH, Margarida Maria Krohling. As dimensões humana, instrumental e estratégica da Comunicação Organizacional: recorte de um estudo aplicado no segmento corporativo. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 35, n. 2, p. 267-289, Dez. 2012. Disponível em: https://dx.doi.org/10.1590/S1809-58442012000200014
MARINELI, Fábio. O terraplanismo e o apelo à experiência pessoal como critério epistemológico. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, [S.L.], v. 37, n. 3, p. 1173-1192, 16 dez. 2020. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). http://dx.doi.org/10.5007/2175-7941.2020v37n3p1173.
MASSUCHIN, Michele Goulart; TAVARES, Camila Quesada; MITOZO, Isabele Batista; CHAGAS, Viktor Henrique Carneiro de Souza. A estrutura argumentativa do descrédito na ciência: uma análise de mensagens de grupos bolsonaristas de Whatsapp na pandemia da COVID-19. Fronteiras - estudos midiáticos. v. 23, n. 2, p. 160-174, 2021. Disponível em: <https://doi.org/10.4013/fem.2021.232.11>. Acesso em: 29 nov. 2021.
MEDEIROS, Armando; CHIRNEV, Lilian. Guia de comunicação pública. Brasília: Associação Brasileira de Comunicação Pública, 2021. Disponível em: <https://abcpublica.org.br/wp-content/uploads/2021/10/Guia_de_Comunicac%CC%A7a%CC%83o_Pu%CC%81blica.pdf>. Acesso em: 29 nov. 2021.
MIOLA, Edna; MARQUES, Francisco Paulo Jamil. POR UMA DEFINIÇÃO DE COMUNICAÇÃO PÚBLICA: tipologias e experiências brasileiras. Compolítica, Porto Alegre, 10 maio 2017. Disponível em: <http://compolitica.org/novo/anais/2017_MIOLA-MARQUES.pdf>. Acesso em: 30 nov. 2021.
MOTTA, Johnny Ribas da; DEL BIANCO, Nelia Rodrigues. Comunicação Pública e Desinformação em Saúde: análise das estratégias comunicacionais do Ministério da Saúde na cobertura da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e contra o Sarampo de 2018. In: Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas, 15., São Paulo/SP. Anais... São Paulo: 2021. Disponível em: <http://portal.abrapcorp2.org.br/wp-content/uploads/2021/07/sff-165.pdf>. Acesso em: 25 maio 2022.
OLIVEIRA, María Lívia Pacheco de; COLPO, Caroline Delevati. Comunicação organizacional e desinformação: uma reflexão sobre comunicação pública no Brasil durante a pandemia da covid-19. Organicom, [S. l.], v. 18, n. 37, p. 49-61, 2021. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2021.187930. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/187930>. Acesso em: 25 maio 2022.
OLIVEIRA, Thaiane Moreira de. Como enfrentar a desinformação científica? Desafios sociais, políticos e jurídicos intensificados no contexto da pandemia. Liinc em Revista, [S. l.], v. 16, n. 2, p. e5374, 2020. Disponível em: <http://revista.ibict.br/liinc/article/view/5374>. Acesso em: 3 ago. 2021.
RECUERO, Raquel. #FraudenasUrnas: estratégias discursivas de desinformação no Twitter nas eleições 2018. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, MG, v. 20, n. 3. 2020. pp. 383-406. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rbla/a/vKnghPRMJxbypBVRLYN3YTB/abstract/?lang=pt#>. Acesso em: 25 maio 2022.
RIBEIRO, Ednaldo Aparecido. Confiança política na América Latina: evolução recente e determinantes individuais. Revista de Sociologia e Política, [S.L.], v. 19, n. 39, p. 167-182, jun. 2011. FapUNIFESP (SciELO). Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0104-44782011000200012>. Acesso em: 29 nov. 2021.
SILVA, Michel Carvalho da. A comunicação legislativa e a agenda pública: A campanha do Senado contra a desinformação. Agenda Política, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 145–162, 2022. DOI: 10.31990/agenda.2020.2.8. Disponível em: <https://www.agendapolitica.ufscar.br/index.php/agendapolitica/article/view/360>. Acesso em: 25 maio 2022.
TSE. Tribunal Superior Eleitoral. Programa do TSE contra desinformação é finalista do Prêmio Innovare. 2021. Disponível em: <https://www.tse.jus.br/imprensa/noticias-tse/2021/Outubro/programa-do-tse-contra-desinformacao-e-finalista-do-premio-innovare>. Acesso em: 28 nov. 2021.
WARDLE, Claire; DERAKHSHAN, Hossein. Information disorder: toward an interdisciplinary framework for research and policymaking. Estrasburgo: Conselho Europeu, 2017.
WHO. World Health Organization. Infodemic. 2021. Disponível em: <https://www.who.int/health-topics/infodemic>. Acesso em: 28 nov. 2021.
ZÉMOR, Pierre. As formas da comunicação pública. In: Duarte, Jorge (org). Comunicação Pública: Estado, mercado, sociedade e interesse público. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2012. p. 214-245.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Maurílio Luiz Hoffmann da Silva, Arielly Cristina de Moura Grande Benato, Mariana Reis Mendes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A submissão de originais para Revista Culturas Midiáticas implica na transferência, pelos autores (as), dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor (a), com direitos da Revista Culturas Midiáticas sobre a primeira publicação. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).