#VacinaObrigatoriaNao

a campanha bolsonarista no Twitter

Autores

  • Tathiana Chicarino PUC-SP / Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo
  • Eliana Loureiro https://orcid.org/0000-0002-8384-1600
  • Rosemary Segurado

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2763-9398.2023v18n.63746

Palavras-chave:

Influenciadores político-digitais bolsonaristas. Desinformação. Negacionismo científico. Estratégia discursiva.

Resumo

A pesquisa trata da campanha de desinformação em relação à vacina da Covid-19 encampada pelo presidente brasileiro Bolsonaro, e por sua rede de apoiadores no Twitter entre dezembro de 2020 a janeiro de 2022. Para tanto, buscamos analisar essa campanha por meio da dinâmica discursiva de seis influenciadores político-digitais bolsonaristas – sendo eles os perfis que tiveram o maior número de retuítes entre o dia 08 de dezembro de 2020 até 18 de janeiro de 2022 em um corpus de 7.386 tuítes. Tomamos como hipótese investigativa que esses influenciadores político-digitais adotaram deliberadamente a desinformação como estratégia discursiva, sendo esta operacionalizada por uma tática de enquadramento da militância digital pelo estabelecimento de fronteiras políticas contingenciais que se fazem através da articulação de significantes vazios em determinadas cadeias de equivalências. O resultado é a promoção de uma desconfiança sistemática no espaço público em relação às medidas sanitárias e à campanha de vacinação.

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Publicado

2023-06-30

Como Citar

CHICARINO, T.; LOUREIRO, E. .; SEGURADO, R. #VacinaObrigatoriaNao: a campanha bolsonarista no Twitter. Culturas Midiáticas, [S. l.], v. 18, 2023. DOI: 10.22478/ufpb.2763-9398.2023v18n.63746. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/cm/article/view/63746. Acesso em: 9 maio. 2024.