Consumo, Cultura Material e Indústria da Felicidade:

promessas de conquistas e mercantilização das emoções no programa de TV Hotéis Incríveis

Autores

  • Manuela do Corral Vieira Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Amanda Santos de Oliveira Universidade Federal do Pará (UFPA)

Palavras-chave:

Indústria da Felicidade, Consumo, Capitalismo Afetivo

Resumo

O presente artigo intenciona, a partir do estudo de caso do programa televisivo Hotéis incríveis, aprimorar reflexões sobre as narrativas da felicidade nas práticas de venda de experiências, motivadas pelo capitalismo afetivo. Com o suporte dos estudos teóricos de Consumo, Cultura Material e Indústria da Felicidade, a pesquisa acredita que os desdobramentos da aliança entre essa Indústria e o modelo capitalista atual operam tanto no campo do subjetivo quanto do objetivo, e tem como principal atrativo a comercialização de emoções a partir das marcações próprias do individualismo e da efemeridade da mercantilização dos afetos. Com base na análise de dois episódios do programa Hotéis incríveis, o estudo percebeu que as intenções, as demandas e os debates relativos à Indústria da Felicidade apoiam-se nos agenciamentos da Cultura Material, já que, sendo o sentimento intangível, se materializa em serviços, objetos, bens.

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Biografia do Autor

Manuela do Corral Vieira, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutora em Antropologia e professora na Universidade Federal do Pará (UFPA).  Coordena o Projeto de Pesquisa Cultura Material, Consumo e Práticas de Sociabilidade - versão II e é líder do Grupo de Pesquisa Comunicação, Consumo e Identidade.

Amanda Santos de Oliveira, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Graduanda em Comunicação Social – Jornalismo na Universidade Federal do Pará (UFPA). Bolsista de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq) e integrante do Grupo de Pesquisa Comunicação, Consumo e Identidade.

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Publicado

2023-11-03

Como Citar

DO CORRAL VIEIRA, M.; SANTOS DE OLIVEIRA, A. . Consumo, Cultura Material e Indústria da Felicidade:: promessas de conquistas e mercantilização das emoções no programa de TV Hotéis Incríveis. Culturas Midiáticas, [S. l.], v. 19, p. 40–56, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/cm/article/view/66835. Acesso em: 18 nov. 2024.

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