O local na Rádio Nacional:

uma análise da programação

Autores

  • Izani Mustafá Universidade Federal do Maranhão (UFMA) (Imperatriz)
  • Kátia Fraga Universidade Federal de Viçosa (UFV)
  • Erivelto Amarante Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Robson Sousa Universidade Nove de Julho (Uninove)
  • Jefferson Sousa Universidade Federal do Pará (UFPA)

Palavras-chave:

Rádio, EBC, Comunicação pública, Programação local, Radiojornalismo

Resumo

O artigo tem o objetivo de mapear a programação local das seguintes rádios da Empresa Brasil de Comunicação (EBC): Nacional do Rio de Janeiro, Nacional de Brasília e Nacional da Amazônia. Para isso, realizamos uma pesquisa exploratória e descritiva qualitativa, com a audição de alguns programas, nos meses de junho e julho de 2022, para identificar a programação local de cada emissora, observando o tipo de conteúdo em três categorias: informação, cultura e esporte. Também verificamos os estilos musicais e se existe algum tipo de prestação de serviço como trânsito e clima, e informações de interesse público para os ouvintes de cada região. O resultado aponta que a Nacional da Amazônia prioriza a participação direta dos ouvintes, a Nacional de Brasília e do Rio de Janeiro praticamente não interagem com o público.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Izani Mustafá, Universidade Federal do Maranhão (UFMA) (Imperatriz)

Professora adjunta da Graduação e da Pós-Graduação do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Maranhão, Imperatriz. Doutora em Comunicação (PUCRS), coordena o GP Rádio e Política no Maranhão e é diretora de comunicação da Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia.

Kátia Fraga, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Professora do Curso de Comunicação Social-Jornalismo (UFV). Doutora em Extensão Rural (UFV) e atualmente, faz estágio pós-doutoral no PPGCOM da ECO – UFRJ, sob supervisão do professor Marcelo Kischinhevsky. É vice-líder do Grupo de Pesquisa Rádio e Política no Maranhão (RPM).

Erivelto Amarante, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutorando em Ciência Política (PPGCP – UFPR) na linha Comportamento, Representação e Comunicação Política. Mestre em Comunicação (PPGCOM – UFPR) na linha Comunicação e Política e especialista em Sociologia Política pela mesma universidade. É membro do GP Rádio e Política no Maranhão.

Robson Sousa, Universidade Nove de Julho (Uninove)

É professor na UNINOVE e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE – UNINOVE), na Linha de Pesquisa Educação Popular e Culturas (LipepCult). Tem graduação em Comunicação Social e é especialista em Docência para o Ensino Superior (UNINOVE).

Jefferson Sousa, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutorando em Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCOM/UFPA). Mestre em Tecnologias, Linguagens e Inovação no Jornalismo (PPGJOR/UFSC). Integra Grupos de Investigação em Rádio, Fonografia e Áudio (GIRAFA), da RadioJor e Rádio e Política no Maranhão.

Referências

BRANDÃO, Elizabeth. Conceito de comunicação pública. In: DUARTE, Jorge (org.). Comunicação pública: Estado, governo, mercado, sociedade e interesse público. São Paulo: Atlas, 2012.

BUCCI, Eugênio. Em Brasília, 19 horas: a guerra entre a chapa-branca e o direito à informação no primeiro governo Lula. Editora Record, 2008.

BUCCI, Eugênio. O Estado de Narciso: a comunicação pública a serviço da vaidade particular. Editora Companhia das Letras, 2015.

Carta à sociedade: por que a EBC não deve ser privatizada. Disponível em: https://emdefesadaebc.wordpress.com/2021/03/16/carta-a-sociedade-por-que-a-ebc-nao-deve-ser-privatizada/?fbclid=IwAR087zInNsF4o1x7_YCJgXwdKEXKJ6ufP5KYByssKsz5hymrdRy8T80Miqo. Acesso em: 15 jun. 2023.

DIANTE da ameaça de privatização da EBC, EPTIC republica textos que auxiliam a compreender a empresa e sua importância no Brasil. In: Revista EPTIC. 2021 (On-line). Disponivel em: https://seer.ufs.br/index.php/eptic/announcement/view/308. Acesso em: 16 jun. 2023.

DUARTE, Jorge. Sobre a emergência do(s) conceito(s) de comunicação pública. In: KUNSCH, Margarida M. Krohling (org.). Comunicação pública, sociedade e cidadania. São Caetano do Sul: Difusão, 2011. p.121-134.

FACCIOLI, F. Communicazione pubblica e cultura del servizio. Roma: Carocci, 2000.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2008.

GOLDFEDER, Miriam. Por trás das ondas da Rádio Nacional. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.

KOÇOUSKI, Marina. Comunicação pública: construindo um conceito. Comunicação pública: interlocuções, interlocutores e perspectivas. São Paulo: ECA/USP, p. 71-96, 2012.

LULA retira Correios, EBC e outras estatais de programas de privatização. Metrópoles, 7 abr. 2023. Disponível em: https://www.metropoles.com/brasil/governo-retira-correios-e-outras-estatais-de-programas-de-privatizacao. Acesso em: 15 jun. 2023.

MEDIDA PROVISÓRIA Nº 744. Disponível em: https://www.congressonacional.leg.br/materias/medidas-provisorias/-/mpv/126826. Acesso em: 15 jun. 2023.

MATOS, Heloiza. Comunicação pública, esfera pública e capital social. In: DUARTE, Jorge (org). Comunicação Pública: Estado, Mercado, Sociedade e Interesse Público. São Paulo: Atlas, 2012, p.47-58.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa social. Teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2001.

MIOLA, Edna; MARQUES, Francisco Paulo Jamil. Por uma definição de comunicação pública: tipologias e experiências brasileiras. In: Congresso da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política. Porto Alegre: Compolítica, 2017.

MONTEIRO, Graça França. A singularidade da comunicação pública. In: DUARTE, Jorge (org.). Comunicação pública: Estado, governo, mercado, sociedade e interesse público. São Paulo: Atlas, 2012.

NITAHARA, Akemi.; LUZ, Cristina Rego Monteiro da. O desmonte da participação social da EBC. Revista Eptic On-line, v. 23, n.2, mai.-ago. 2021.

NOMEADO presidente da EBC, Laerte Rimoli diz que devolverá a empresa à sociedade. Agência Brasil. 20 de mai. de 2016. Disponível em:

https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2016-05/nomeado-presidente-da-ebc-laerte-rimoli-diz-que-devolvera-empresa-sociedade. Acesso em: 15 jun. 2023.

RICARDO Melo reassume presidência da EBC. Agência Brasil. 03 de jun. de 2016. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2016-06/ricardo-melo-reassume-presidencia-da-ebc. Acesso em: 15 jun. 2023.

SAROLDI, Luiz Carlos; MOREIRA, Sonia Virginia. Rádio Nacional: o Brasil em sintonia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2005.

SILVA, Luciana Paula Bonetti. A Voz do Brasil: a adoção de formatos radiojornalísticos pelo programa oficial ao longo de seus 85 Anos. In: RADDATZ, Vera Lucia Spacil [et al]. Rádio no Brasil: 100 anos de história em (re) construção. Ijuí: Ed. Unijuí, 2020.

SPINELLI, Egle Müller. Comunicação, Consumo e Educação: alfabetização midiática para cidadania. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, v. 44, p. 127-143, 2021.

ZUCULOTO, Valci. A programação de rádios públicas brasileiras. Florianópolis: Insular, 2012.

__________. Rádio Nacional do Rio de Janeiro – de emissora comercial a rádio pública local. In: 80 anos das Rádios Nacional e MEC do Rio de Janeiro. [Recurso Eletrônico]. (Orgs.). BIANCO, Nelia Del.; KLÖCKNER, Luciano.; FERRARETTO, Luiz Artur. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2017.

WEBER, Maria Helena. Nas redes de comunicação pública, as disputas possíveis de poder e visibilidade. In: WEBER, Maria Helena; COELHO, Marja Pfeifer; LOCATELLI, Carlos (orgs.). Comunicação pública e política. Florianópolis: Insular, 2017. p. 23-58.

Downloads

Publicado

2023-12-16

Como Citar

MUSTAFÁ, I.; FRAGA, K.; AMARANTE, E.; SOUSA, R.; SOUSA, J. O local na Rádio Nacional:: uma análise da programação. Culturas Midiáticas, [S. l.], v. 19, p. 115–132, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/cm/article/view/68121. Acesso em: 18 nov. 2024.