As relações públicas e a ferramenta narrativa no capitalismo de plataformas:

estudo sobre ideologia e o discurso de responsabilidade social

Autores

  • Felipe Matsuoka Ortega de Araújo
  • Rodolfo Rorato Londero Universidade Estadual de Londrina

Palavras-chave:

Plataformas digitais, Mundo do trabalho, Subsunção do trabalho, Ideologia, Relações Públicas

Resumo

O estudo analisa as Relações Públicas no capitalismo de plataformas, considerando-as inerentes à função de intermédio de interesses opostos. Hipoteticamente a lógica do capital gera inevitável antagonismo de interesse entre classes, cabendo ao RP cumprir um papel ideológico na comunicação entre organizações e trabalhadores, resultando em sofrimento subjetivo. Este processo é mediado por plataformas digitais, que influem tanto nas cobranças públicas quanto na comunicação. Considerando as crises climática e econômica em escala global, a pauta da responsabilidade social toma destaque nas mídias plataformizadas, potencializando a demanda de narrativas acerca do tópico. A presente revisão bibliográfica justifica-se pela necessidade de compreender a mediação digital na percepção de responsabilidade social, suas possibilidades, e os impactos subjetivos nos profissionais, destacando a importância de uma abordagem crítica da área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BALDI, Luiz Agostinho de Paula. A categoria ideologia em Marx e a questão da falsa consciência. Revista Katálysis, v. 22, n. 3, p. 1-10, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1982-02592019v22n3p631. Acesso em: 23 jun. 2024.

FRANÇA, Fábio. Subsídios para o estudo do conceito de relações públicas no Brasil. Póscom-Umesp, São Bernardo do Campo, a. 24, nº. 39, p.127-154, 1o. sem. 2003.

GRAEBER, David. Bullshitjobs. A Theory. Estados Unidos: ALLEN LANE, 2018.

MARX, Karl. O Capital: Livro 1. São Paulo: Boitempo, 2013.

OLIVEIRA, Paulo Roberto. Narrativas em comunicação organizacional e as interações com a memória. Jornal de Comunicação, ano 1, n. 1, p. 101-104, jul.-dez. 2012.

PERUZZO, Cicilia M. Krohling. Relações públicas no modo de produção capitalista. 4. ed. São Paulo: Summus, 2004.

SILVA, Liliane. Relações Públicas e Sustentabilidade Empresarial no Brasil: Uma Análise a Partir das Diretrizes Atuais ESG e Agenda 2030. p. 114. Dissertação de Mestrado – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2023.

VALENTE, Jonas. Tecnologia Informação e Poder: Das Plataformas Online aos Monopólios Digitais. p. 359. Tese de Doutorado – Universidade de Brasília, Brasíli, 2019.

Downloads

Publicado

2024-11-18

Como Citar

FELIPE MATSUOKA ORTEGA DE ARAÚJO; RORATO LONDERO, R. As relações públicas e a ferramenta narrativa no capitalismo de plataformas: : estudo sobre ideologia e o discurso de responsabilidade social . Culturas Midiáticas, [S. l.], v. 22, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/cm/article/view/70951. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Comunicação organizacional, narrativas e estudos críticos