O anúncio do tratamento de Kate Middleton e o paradigma da celebridade

Autores

  • Leticia Cantarela Matheus Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) https://orcid.org/0000-0002-2860-2607
  • Júlia Oliveira Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Palavras-chave:

Imagem Pública, Celebridade, Autenticidade, Relações Públicas

Resumo

O artigo compara dois vídeos institucionais divulgados pela família real britânica por ocasião do estado de saúde de Kate Middleton em 2024. O objetivo é compreender se houve diferença tática entre eles, dentro do que chamamos de paradigma da celebridade. A discussão é parte de uma pesquisa sobre imagem pública e tem como recorte aqui o debate sobre narrativas da dor na sociedade contemporânea, levando em consideração o imperativo do testemunho, da intimidade e da autenticidade, Sibilia (2008), Sennett (1988) e Sacramento (2015).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leticia Cantarela Matheus, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutora em Comunicação Social pela Universidade Federal Fluminense (2010), líder dos grupos no CNPq 'VIP: visualidades e imagem pública' e 'Linap: linguagem, acontecimento e poder.' É professora e procientista e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). 

Júlia Oliveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Graduanda em Relações Públicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), bolsista Pibic CNPq do grupo 'VIP: visualidades e imagem pública'

Referências

ABIB, R.; SACRAMENTO, I.. O ethos de um guerreiro: o testemunho de Reynaldo Gianecchini sobre o câncer. Intexto, Porto Alegre (RS), n. 52, p. 93786, 2021. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/intexto/article/view/93786 Acesso em: 27 set 2024.

ARIJON, D.. Grammar of the film language. California: Silman James Press, 1976.

BALMER, J. M.T. "Scrutinising the British Monarchy". Management Decision. Vol. 47, 2009, pp. 639-675. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1108/00251740910959468 . Acesso em: 04 nov 2024

BLOCH, M.. Os reis taumaturgos: estudo sobre o caráter sobrenatural atribuído ao poder real, particularmente em França e Inglaterra. SP: Companhia das Letras, 1999.

BON, O. C. P.. A autenticidade que legitima: o blog Petiscos e a celebridade de Julia Petit. Ciberlegenda. n. 31, 2014. Disponível em: https://periodicos.uff.br/ciberlegenda/article/view/36966 Acesso em: 27 set 2024.

BURKE, P.. A Fabricação do Rei. A construção da imagem pública de Luís XIV. RJ: Jorge Zahar Ed., 2009.

CAMPANELLA, B.. De Erasmus de Roterdã a Whindersson Nunes: Reflexões sobre mudanças nos regimes de visibilidade do sujeito no contexto das mídias sociais. Anais do V Seminário Internacional de Pesquisas em Midiatização e Processos Sociais. PPGCC-Unisinos. São Leopoldo, RS, vol. 1, n. 5, 2022, 1-7. Disponível em: https://midiaticom.org/anais/index.php/seminario-midiatizacao-resumos/article/view/1381/1328 Acesso em: 27 set 2024.

CAMPANELLA, B.. Regimes de visibilidade na era das mídias sociais: transformações e continuidades. Galáxia (São Paulo, online), v. 48, n. 1, 2023. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/62494 Acesso em: 27 set 2024.

CARREIRO, R.. A linguagem do cinema. Uma introdução. Recife (PE): Editora UFPE, 2021.

COROAÇÃO DE CHARLES 3: pesquisa da BBC mostra popularidade da monarquia entre os britânicos. BBC. 24/04/2023, online. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/articles/cq53w402jpzo Acesso em: 27/09/2024.

COUGHLAN, S.. Why Kate's personal video marks strikingly different approach. BBC, 9/09/2024, online. Disponível em: https://www.bbc.com/news/articles/c8erzjle823o Acesso em: 27/09/2024.

DEBORD, G.. A sociedade do espetáculo. RJ: Contraponto, 2007.

DRIESSENS, O. The celebrization of society and culture: Understanding the structural dynamics of celebrity culture. International Journal of Cultural Studies, UK, SAGE, n 16(6), p. 641-657, 2012. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/19578455.pdf Acesso em: 09 mar 2025.

FRANÇA, V.R.V.; FREIRE FILHO, J.; LANA, L.; SIMÕES, P.G. Celebridades no século XXI: transformações no estatuto da fama. Porto Alegre (RS): Sulina, 2014.

GOFFMAN, E.. A representação do eu na vida cotidiana. Petrópolis (RJ): Vozes. 1985.

GOMES FILHO, J.. Gestalt do objeto. Sistema de leitura visual da forma. SP: Escrituras, 2008.

GREYSER, S. A., BALMER, J. M.T., URDE, M.. "The monarchy as a corporate brand", European Journal of Marketing, Vol. 40, 2006, pp. 902 – 908 Disponível em: http://dx.doi.org/10.1108/03090560610670052. Acesso em 04 nov 2024

GRINDSTAFF, L.. Self-Serve Celebrity: The Production of Ordinariness and the Ordinariness of Production in Reality Television. In: MEYER, V., BANKS, M. J., CALDWELL, J. T. Cultural Studies of Media Industries. NY e London: Routledge, 2009, pp. 71-86.

HERMANOVÁ, M., SKEY, M., THURNELL-READ, T.. Cultures of Authenticity. Emerald Publishing, 2023.

HOOPER, T.. O Discurso do Rei. Brasil, 2011. 1h 58min.

KARHAWI, I.. Notas teóricas sobre influenciadores digitais e Big Brother Brasil: visibilidade, autenticidade e motivações. E-Compós, 24, 2021. Disponível em: https://e-compos.org.br/e-compos/article/view/2182 Acesso em: 09 mar 2025.

KATZ, S.. Film directing shot by shot. Visualizing from concept to screen. California: Michael Wiese Productions, 1991.

KINDELAN, K.. Kate Middleton's cancer announcement likely timed to help protect her kids, expert says. ACBNews, 22/03/2024, online: Disponível em: https://abcnews.go.com/GMA/Culture/kate-middleton-cancer-announcement-timed-protect-kids-expert/story?id=108397739 Acesso em: 04/11/2024

MIRZOEFF, N.. An introduction to visual culture. London: Routledge, 1999.

MORIN, E.. Cultura de massas no século XX. O espírito do tempo: neurose e necrose. RJ: Forense, 2018.

MOULIN, A. M.. O corpo diante da medicina. In: COURTINE, J. J. (org). História do Corpo. vol. 3. As mutações do olhar: o século XX. Petrópolis (RJ): Editora Vozes, 2008, pp. 15-82.

ORTIZ, R.. As celebridades como emblema sociológico. Sociologia & Antropologia, vol. 6, 2016, pp. 669-697. Disponível em: https://www.scielo.br/j/sant/a/szbgzCWpCz3M5LQT6rZ9PNk/?lang=pt Acesso em: 09 mar 2025.

ORTIZ, R.. Influenciadores, intelectuais, mediadores simbólicos. Rumores, número 31, vol. 16, janeiro – junho, 2022. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/Rumores/article/view/200396 Acesso em: 09 mar 2025.

PICHETA, R.. ‘Banido’ por décadas, documentário sobre família real britânica vaza no YouTube. CNN. 30/01/2021. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/banido-por-decadas-documentario-sobre-familia-real-britanica-vaza-no-youtube/ Acesso em 09/03/2025

SACRAMENTO, I.. Tornando a dor visível: o ethos terapêutico em narrativas testemunhais de celebridades sobre o câncer. Ciberlegenda. UFF, n. 32 (2015). Disponível em: https://periodicos.uff.br/ciberlegenda/article/view/36979 Acesso em: 27 set 2024.

SENNETT, R.. O Declínio do Homem Público — As Tiranias da Intimidade. SP: Companhia das Letras, 1988.

SIBILIA, P.. Autenticidade e performance: a construção de si como personagem visível. Fronteiras – estudos midiáticos. v. 17 n. 3, 2015. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/fronteiras/article/view/fem.2015.173.09 Acesso em: 27 set 2024.

SIBILIA, P.. O show do eu. RJ: Nova Fronteira, 2008.

SIMÕES, P. G.. Celebridades, comoção e indignação públicas. Revista Eco-Pós, 25(2), 73–90, 2022. https://revistaecopos.eco.ufrj.br/eco_pos/article/view/27878

SIMÕES, P. G.; FRANÇA, V. R. V. Celebridades, acontecimentos e valores na sociedade contemporânea. E-Compós, [S. l.], v. 23, 2020. Disponível em: https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/1910. Acesso em: 9 mar. 2025.

STACEY, D.. Princess Kate inundated with messages after finishing chemotherapy - see royal fan reactions. Hello! Royalty. 10/09/2024, online. Disponível em: https://www.hellomagazine.com/royalty/717265/kate-middleton-inundated-support-after-finishing-chemotherapy/ Acesso em: 27/09/2024.

Vogue Germany. TikTok. Voguegermany. Comentários ao post. Disponível em: https://vm.tiktok.com/ZMhFMqymv/ Acesso em: 27/09/2024.

WEBER, M.. Economia e Sociedade. Vol 1. Brasília: UNB, 2000, pp. 158-178.

Downloads

Publicado

2025-03-25

Como Citar

MATHEUS, L. C. .; OLIVEIRA, J. . O anúncio do tratamento de Kate Middleton e o paradigma da celebridade. Culturas Midiáticas, [S. l.], v. 23, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/cm/article/view/72510. Acesso em: 21 abr. 2025.