O anúncio do tratamento de Kate Middleton e o paradigma da celebridade
Palavras-chave:
Imagem Pública, Celebridade, Autenticidade, Relações PúblicasResumo
O artigo compara dois vídeos institucionais divulgados pela família real britânica por ocasião do estado de saúde de Kate Middleton em 2024. O objetivo é compreender se houve diferença tática entre eles, dentro do que chamamos de paradigma da celebridade. A discussão é parte de uma pesquisa sobre imagem pública e tem como recorte aqui o debate sobre narrativas da dor na sociedade contemporânea, levando em consideração o imperativo do testemunho, da intimidade e da autenticidade, Sibilia (2008), Sennett (1988) e Sacramento (2015).
Downloads
Referências
ABIB, R.; SACRAMENTO, I.. O ethos de um guerreiro: o testemunho de Reynaldo Gianecchini sobre o câncer. Intexto, Porto Alegre (RS), n. 52, p. 93786, 2021. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/intexto/article/view/93786 Acesso em: 27 set 2024.
ARIJON, D.. Grammar of the film language. California: Silman James Press, 1976.
BALMER, J. M.T. "Scrutinising the British Monarchy". Management Decision. Vol. 47, 2009, pp. 639-675. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1108/00251740910959468 . Acesso em: 04 nov 2024
BLOCH, M.. Os reis taumaturgos: estudo sobre o caráter sobrenatural atribuído ao poder real, particularmente em França e Inglaterra. SP: Companhia das Letras, 1999.
BON, O. C. P.. A autenticidade que legitima: o blog Petiscos e a celebridade de Julia Petit. Ciberlegenda. n. 31, 2014. Disponível em: https://periodicos.uff.br/ciberlegenda/article/view/36966 Acesso em: 27 set 2024.
BURKE, P.. A Fabricação do Rei. A construção da imagem pública de Luís XIV. RJ: Jorge Zahar Ed., 2009.
CAMPANELLA, B.. De Erasmus de Roterdã a Whindersson Nunes: Reflexões sobre mudanças nos regimes de visibilidade do sujeito no contexto das mídias sociais. Anais do V Seminário Internacional de Pesquisas em Midiatização e Processos Sociais. PPGCC-Unisinos. São Leopoldo, RS, vol. 1, n. 5, 2022, 1-7. Disponível em: https://midiaticom.org/anais/index.php/seminario-midiatizacao-resumos/article/view/1381/1328 Acesso em: 27 set 2024.
CAMPANELLA, B.. Regimes de visibilidade na era das mídias sociais: transformações e continuidades. Galáxia (São Paulo, online), v. 48, n. 1, 2023. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/62494 Acesso em: 27 set 2024.
CARREIRO, R.. A linguagem do cinema. Uma introdução. Recife (PE): Editora UFPE, 2021.
COROAÇÃO DE CHARLES 3: pesquisa da BBC mostra popularidade da monarquia entre os britânicos. BBC. 24/04/2023, online. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/articles/cq53w402jpzo Acesso em: 27/09/2024.
COUGHLAN, S.. Why Kate's personal video marks strikingly different approach. BBC, 9/09/2024, online. Disponível em: https://www.bbc.com/news/articles/c8erzjle823o Acesso em: 27/09/2024.
DEBORD, G.. A sociedade do espetáculo. RJ: Contraponto, 2007.
DRIESSENS, O. The celebrization of society and culture: Understanding the structural dynamics of celebrity culture. International Journal of Cultural Studies, UK, SAGE, n 16(6), p. 641-657, 2012. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/19578455.pdf Acesso em: 09 mar 2025.
FRANÇA, V.R.V.; FREIRE FILHO, J.; LANA, L.; SIMÕES, P.G. Celebridades no século XXI: transformações no estatuto da fama. Porto Alegre (RS): Sulina, 2014.
GOFFMAN, E.. A representação do eu na vida cotidiana. Petrópolis (RJ): Vozes. 1985.
GOMES FILHO, J.. Gestalt do objeto. Sistema de leitura visual da forma. SP: Escrituras, 2008.
GREYSER, S. A., BALMER, J. M.T., URDE, M.. "The monarchy as a corporate brand", European Journal of Marketing, Vol. 40, 2006, pp. 902 – 908 Disponível em: http://dx.doi.org/10.1108/03090560610670052. Acesso em 04 nov 2024
GRINDSTAFF, L.. Self-Serve Celebrity: The Production of Ordinariness and the Ordinariness of Production in Reality Television. In: MEYER, V., BANKS, M. J., CALDWELL, J. T. Cultural Studies of Media Industries. NY e London: Routledge, 2009, pp. 71-86.
HERMANOVÁ, M., SKEY, M., THURNELL-READ, T.. Cultures of Authenticity. Emerald Publishing, 2023.
HOOPER, T.. O Discurso do Rei. Brasil, 2011. 1h 58min.
KARHAWI, I.. Notas teóricas sobre influenciadores digitais e Big Brother Brasil: visibilidade, autenticidade e motivações. E-Compós, 24, 2021. Disponível em: https://e-compos.org.br/e-compos/article/view/2182 Acesso em: 09 mar 2025.
KATZ, S.. Film directing shot by shot. Visualizing from concept to screen. California: Michael Wiese Productions, 1991.
KINDELAN, K.. Kate Middleton's cancer announcement likely timed to help protect her kids, expert says. ACBNews, 22/03/2024, online: Disponível em: https://abcnews.go.com/GMA/Culture/kate-middleton-cancer-announcement-timed-protect-kids-expert/story?id=108397739 Acesso em: 04/11/2024
MIRZOEFF, N.. An introduction to visual culture. London: Routledge, 1999.
MORIN, E.. Cultura de massas no século XX. O espírito do tempo: neurose e necrose. RJ: Forense, 2018.
MOULIN, A. M.. O corpo diante da medicina. In: COURTINE, J. J. (org). História do Corpo. vol. 3. As mutações do olhar: o século XX. Petrópolis (RJ): Editora Vozes, 2008, pp. 15-82.
ORTIZ, R.. As celebridades como emblema sociológico. Sociologia & Antropologia, vol. 6, 2016, pp. 669-697. Disponível em: https://www.scielo.br/j/sant/a/szbgzCWpCz3M5LQT6rZ9PNk/?lang=pt Acesso em: 09 mar 2025.
ORTIZ, R.. Influenciadores, intelectuais, mediadores simbólicos. Rumores, número 31, vol. 16, janeiro – junho, 2022. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/Rumores/article/view/200396 Acesso em: 09 mar 2025.
PICHETA, R.. ‘Banido’ por décadas, documentário sobre família real britânica vaza no YouTube. CNN. 30/01/2021. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/banido-por-decadas-documentario-sobre-familia-real-britanica-vaza-no-youtube/ Acesso em 09/03/2025
SACRAMENTO, I.. Tornando a dor visível: o ethos terapêutico em narrativas testemunhais de celebridades sobre o câncer. Ciberlegenda. UFF, n. 32 (2015). Disponível em: https://periodicos.uff.br/ciberlegenda/article/view/36979 Acesso em: 27 set 2024.
SENNETT, R.. O Declínio do Homem Público — As Tiranias da Intimidade. SP: Companhia das Letras, 1988.
SIBILIA, P.. Autenticidade e performance: a construção de si como personagem visível. Fronteiras – estudos midiáticos. v. 17 n. 3, 2015. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/fronteiras/article/view/fem.2015.173.09 Acesso em: 27 set 2024.
SIBILIA, P.. O show do eu. RJ: Nova Fronteira, 2008.
SIMÕES, P. G.. Celebridades, comoção e indignação públicas. Revista Eco-Pós, 25(2), 73–90, 2022. https://revistaecopos.eco.ufrj.br/eco_pos/article/view/27878
SIMÕES, P. G.; FRANÇA, V. R. V. Celebridades, acontecimentos e valores na sociedade contemporânea. E-Compós, [S. l.], v. 23, 2020. Disponível em: https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/1910. Acesso em: 9 mar. 2025.
STACEY, D.. Princess Kate inundated with messages after finishing chemotherapy - see royal fan reactions. Hello! Royalty. 10/09/2024, online. Disponível em: https://www.hellomagazine.com/royalty/717265/kate-middleton-inundated-support-after-finishing-chemotherapy/ Acesso em: 27/09/2024.
Vogue Germany. TikTok. Voguegermany. Comentários ao post. Disponível em: https://vm.tiktok.com/ZMhFMqymv/ Acesso em: 27/09/2024.
WEBER, M.. Economia e Sociedade. Vol 1. Brasília: UNB, 2000, pp. 158-178.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Leticia Cantarela Matheus, Júlia Oliveira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A submissão de originais para Revista Culturas Midiáticas implica na transferência, pelos autores (as), dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor (a), com direitos da Revista Culturas Midiáticas sobre a primeira publicação. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).