Proposta de atividade prática para ensino de teorias de tradução: abordagem funcionalista e ensino por tarefa
Resumo
Na última década, pesquisas sobre ensino de tradução têm mostrado a crescente tendência de docentes da área de tradução que, além de se dedicarem ao ensino de tradução nos mais diversos cursos do país, também começaram a refletir sobre sua prática docente e a divulgar suas experiências de sala de aula. Contudo, a maioria das divulgações de unidades didáticas, modelos de tarefas/projetos e demais materiais didáticos focam no ensino da prática de tradução. Ainda que extremamente bem-vindo e louvável, esse movimento parece ter deixado de lado o ensino de teorias de tradução, que continua relegado a aulas expositivas por vezes demasiadamente unilaterais. Considerando a importância da formação teórica, bem como a necessidade de um ensino de teorias que vá além da memorização de nomes e conceitos teóricos, estimulando a reflexão crítica, a aplicação prática e o desenvolvimento de habilidades cognitivas mais complexas em estudantes das novas gerações, este trabalho visa apresentar uma proposta de ensino baseada na abordagem de ensino por tarefas (Kiraly; Hofmann, 2015) para o ensino das teorias funcionalistas de Katherina Reiss, Hans Vermeer e Christiane Nord.