A LIBRAS como objeto cultural relevante para o acesso, permanência e conclusão de pessoas surdas no ensino superior na UFPB

Autores

  • Everton de Lima Silva

Resumo

As políticas públicas nas últimas décadas têm apontado para a necessidade da educação em uma perspectiva inclusiva. Diante disso, o presente estudo propõe-se a olhar os desafios enfrentados pelas pessoas surdas enquanto sujeitos culturais para o acesso, permanência e conclusão na graduação. Vale ressaltar que as pessoas surdas possuem uma cultura própria, na qual a língua é uma das principais formas de manifestação dessa cultura. Nesse sentido, no Brasil, a Libras configura-se como um importante objeto de manifestação dessa cultura. Após nossa revisão bibliográfica, nossos estudos concluíram que sendo essa língua uma importante chave cultural do povo surdo, faz-se necessário que as instituições de ensino apropriem-se desta chave, voltando seus olhares para essas manifestações linguísticas, a fim de viabilizar estratégias didáticas e metodológicas para o acesso, permanência e conclusão dos cursos de graduação da UFPB.

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Publicado

2024-10-17