Consciência fonológica e alfabetização

uma relação presente nos materiais didáticos utilizados pelos professores?

Resumo

Partindo de estudos sobre Consciência Fonológica (CF), Alfabetização e Aquisição da Escrita, neste artigo, temos como objetivo principal: (i) investigar se nas séries iniciais do Ensino Fundamental I de uma escola Municipal de Buritizal/SP os professores alfabetizadores utilizam atividades (e quais delas) que estimulam a consciência fonológica; (ii) refletir sobre a relação entre consciência fonológica e alfabetização. Para isso, metodologicamente, faremos uma pesquisa documental, selecionando e analisando materiais e atividades didáticas aplicadas pelos professores na escola participante da pesquisa.

Biografia do Autor

Thiago Afonso Nogueira, UFTM
Graduando em Letras pela UFTM Bolsista de IC FAPEMIG
Juliana B. Bertucci Barbosa, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Campus de Uberaba
Doutora em Linguistica e Lingua Portuguesa (UNESP) e Estágio Doutoral na Universidade de Lisboa Coordenadora do PROFLETRAS na UFTM Lider do Grupo de Pesquisa GEVAR (plataforma CNPq)
Publicado
2019-09-12
Como Citar
Nogueira, T. A., & Barbosa, J. B. B. (2019). Consciência fonológica e alfabetização. DLCV - Língua, Linguística & Literatura, 15(1), 2-28. https://doi.org/10.22478/ufpb.2237-0900.2019v15n1.41835
Seção
Artigos