Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

As submissões serão realizadas exclusivamente através do site. É de responsabilidade do autor a revisão linguística do texto submetido. Textos com problemas no vernáculo serão devolvidos para correção antes de serem avaliados por pares. Requer-se atenção especial para os abstracts. Ainda que sejam realizadas chamadas de artigos, submissões podem ser feitas a qualquer momento em fluxo contínuo. Os elementos de apresentação do autor (filiação institucional, resumo da biografia e titulação, e-mail) serão informados nos metadados no processo de submissão. Solicita-se que, antes de transferir o trabalho, sejam retirados os dados de identificação dos autores, bem como sejam apagadas as identificações em “Arquivo/Propriedades/Resumo” do Word, de forma que a avaliação seja cega. Com o intuito de auxiliar os autores interessados em contribuir com a Diversidade Religiosa, disponibilizamos modelos (em Word) de artigo, resenha e resumos de dissertação e tese formatados de acordo com as normas da revista: Modelo de artigo Modelo de resenha Modelo de resumo de dissertação Modelo de resumo de tese DIRETRIZES PARA ARTIGOS Estrutura dos artigos • Título • Título traduzido para o inglês • Resumo • Palavras-chave • Abstract • Keywords • Introdução • Desenvolvimento com seções e subseções • Considerações finais • Referências - A formatação de todos os textos deve ser digitada em editor de texto Word (ou similar), papel A4; - Margens superior, inferior, esquerda e direita 2,5 cm; - Fonte Calibri 12 (citações diretas longas: tamanho 11, notas de rodapé: tamanho 10); - Espaçamento entre linhas de 1,5 (resumo/abstract, citações diretas longas, notas de rodapé e referências: espaçamento “simples”); - Deslocamento da primeira linha em 1,25 cm; - Sem espaço entre um parágrafo e outro (contudo, deve haver espaço de 1 linha do último parágrafo de uma seção ao entretítulo da seção seguinte); - Espaçamento “antes” de 0pt e “depois” de 0pt; - Alinhamento justificado (à exceção do título/title que deverá ser centralizado). - As palavras que forem destacadas no texto devem vir em itálico, reservando-se as aspas apenas para citações diretas no texto. Recomendamos que evitem fazer muito uso de citações diretas longas (quando possuem mais de 3 linhas e são destacadas com recuo de 4 cm, fonte tamanho 11).Título/Title O título deve ser claro e conciso. Título em português em negrito. → Resumo/Abstract Resumos em português e inglês apresentando o tema do trabalho, os objetivos e as conclusões. Entre 150 e 200 palavras. Recomenda-se não utilizar tradução de “tradutores automáticos” na Internet. → Palavras-chave/Keywords Entre 3 e 5, em português e inglês, indicam o conteúdo do artigo. Devem ser separadas por ponto e vírgula. Recomenda-se não utilizar tradução de “tradutores automáticos” na Internet. → Texto Os artigos deverão ter o mínimo de 12 e o máximo de 25 páginas. As notas de rodapé, numeradas em ordem crescente, devem aparecer ao final da página e serem reservadas para observações complementares substantivas. Tabelas, gráficos e desenhos não podem ocupar mais de 25% do total do texto, devendo ser numerados com algarismos arábicos. Entretítulos deverão constar em negrito, somente a primeira letra maiúscula (salvo em nomes próprios) com um espaço entrelinhas em relação ao parágrafo anterior e sem espaçamento em relação ao parágrafo seguinte. Deve-se usar numeração sequencial (exemplo: 1, 2, 2.1, 2.2, 2.3, 3, 4...). Citações com mais de três linhas devem aparecer com recuo à esquerda de 4cm e sem aspas. A referência a autores deve ser feita ao longo do texto, no seguinte modelo: (SOBRENOME, ano, página); Ex.: (FAIVRE, 2010, p. 50). No caso de títulos do mesmo autor publicados no mesmo ano, adicione-se letras em ordem alfabética após a indicação do ano; ex: (Eliade, 1980a), (Eliade, 1980b), etc. → Referências Devem conter espaçamento simples e um espaço de 1 linha entre uma referência e outra. As referências devem ser dispostas em ordem alfabética pelo SOBRENOME do primeiro autor, no final do artigo e seguir as seguintes normas: • Livros: SOBRENOME, Nome. Título da obra: subtítulo. Número da edição se não for a primeira. Cidade de publicação: editora, ano de publicação. • Capítulos de livros: SOBRENOME, Nome. Título do capítulo. In: SOBRENOME DO/A ORGANIZADOR/A, Nome (org.). Título do livro. Número da edição, quando não for a primeira. Cidade de publicação: editora, ano de publicação. • Artigos em periódicos SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título do periódico, volume, número da edição, páginas, ano de publicação. • Trabalhos apresentados em eventos acadêmicos (congressos, simpósios etc): SOBRENOME, Nome. Título do artigo. In: Nome do evento, número do congresso, ano de ocorrência, cidade onde se deu. Anais... Cidade de publicação: editora, páginas, ano de publicação. • Dissertações e teses SOBRENOME, Nome. Título do trabalho. Ano de defesa. Número de páginas. Dissertação/Tese (Mestrado/Doutorado). Nome da Faculdade, Cidade, Estado. • Fontes da Internet SOBRENOME, Nome. Título da página. Website. Disponível em: < URL da página >. Acesso em: dia, mês abreviado, ano. NÃO usar seis sublinhados (______) para “SOBRENOME, Nome” de autores já listados. Eles devem ser repetidos. DIRETRIZES PARA TRADUÇÕES Devem seguir a mesma normatização dos artigos. A partir do título, inserir uma nota de rodapé que deverá informar onde o artigo traduzido foi originalmente publicado, exemplo: Publicado originalmente em: SOBRENOME DO/A AUTOR/A, Prenome. Título do artigo. Título do periódico, volume, número da edição, páginas, ano de publicação. Abaixo do título, com espaçamento de 1 linha, deve vir o nome do autor (apenas do autor, não do tradutor) alinhado à esquerda com uma nota de rodapé com informações sobre o autor. Deve-se enviar como "documento suplementar" (durante o processo de submissão pelo sistema da revista) o artigo na língua de origem. Antes de submeter uma tradução, é necessário ter autorização da revista que possui os direitos autorais do artigo. A troca de emails com tal revista ou um documento oficial que comprove a aprovação do pedido de tradução deve ser enviado ao email da Diversidade Religiosa. DIRETRIZES PARA RESENHAS Devem seguir a mesma normatização dos artigos. Entre 3 e 5 páginas. Devem apresentar: nome do autor do livro (e tradutor, se relevante), título, cidade, editora, ano da publicação, número de páginas. As resenhas devem se referir a obras recentes com no máximo 2 anos de publicação ou 3 anos no caso de livros publicados em língua estrangeira. DIRETRIZES PARA RESUMOS DE DISSERTAÇÕES E TESES Publicação de resumos de dissertações e teses aprovados por banca na Pós-Graduação em Ciências das Religiões da Universidade Federal da Paraíba. Esses resumos devem conter (nessa ordem): título (centralizado, em negrito), autor (alinhado à esquerda, em negrito), natureza do trabalho [dissertação ou tese] (alinhado à direita, em negrito), resumo (justificado). Em nota de rodapé devem ser informados o nome do(a) orientador(a), a data da defesa e nº de páginas. Tudo em tamanho 12 com espaçamento 1,5 (com exceção da nota de rodapé que deve vir com tamanho 10 e em espaçamento simples). Margens superior, inferior, esquerda e direita 2,5 cm.

Artigos: Temática Livre

Publicação de artigos científicos originais com temas livres.

Artigos: Dossiê

Publicação de artigos científicos originais conforme o tema da "Chamada para Publicação". Os artigos da seção Dossiê serão avaliados em razão da adequação ao tema da Chamada.

Interfaces

Neste espaço serão publicadas entrevistas e demais trabalhos que não se enquadram em outras seções. A avaliação desta seção é feita pelos editores.

Traduções

Publicação de traduções de artigos e textos de considerável relevância às Ciências das Religiões.

Resenhas

Publicação de resumos e resenhas críticas do conteúdo de um livro. Objetiva-se apresentar breve resumo e informações sobre a autoria e a temática, avaliando e emitindo opinião. As resenhas devem se referir a obras recentes com no máximo 2 anos de publicação ou 3 anos no caso de livros publicados em língua estrangeira.

Dissertações e Teses

Publicação de resumos de dissertações e teses aprovados por banca na Pós-Graduação em Ciências das Religiões da Universidade Federal da Paraíba. Esses resumos devem conter (nessa ordem): título, autor, natureza do trabalho (dissertação ou tese), resumo. Em nota de rodapé devem ser informados o nome dx orientadorx, a data da defesa e nº de páginas.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.