O ensino religioso e o programa escola Zé Peão: interfaces e articulações no currículo
Resumo
Esse estudo tem como objetivo analisar as interfaces na proposta curricular do Programa Escola Zé Peão e suas possíveis articulações com o Ensino Religioso. Considerando que o Ensino Religioso é uma especificidade da Educação Popular, uma vez que essa educação vislumbra seu olhar para a diversidade cultural. A problemática que está sendo levantada foi apoiada, legitimada e concluída através das legislações que rege o Ensino Religioso, entre elas a Constituição de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB de n° 9394/96), Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Religioso (PCNER, 1997), além disso, foi feito interlocuções bibliográficas com principais teóricos como: Freire (1980, 1981, 1983, 2004), Zotti (2004), Passos (2007), Junqueira e Blanck (2013), Silva (2011), entre outros autores, e também através dos procedimentos metodológicos qualitativos realizados nesse estudo, o qual foi feito um Estado da Arte das bibliografias disponíveis pelo Programa de Pós – graduação em Educação (PPGE/UFPB), pela análise do material pedagógico (planejamento e sistematização) do ano e atuação da autora no Programa Escola Zé Peão (PEZP) e pelas análises dos discursos dos educadores, os coordenadores e idealizador desse programa. Diante do exposto, podemos indicar que o caminho para as questões religiosas não seja tratadas de forma doutrinada no PEZP, é a inserção do Ensino Religioso em seu currículo para que seja trabalhado mediante a um profissional com formação adequada que possa elaborar estratégias de ensino além no processo de formação inicial e continuada dos educadores do Programa Escola Zé Peão, como também nas práticas educativas cotidianamente, apresentando assim que o Ensino Religioso é de suma importância para a formação do cidadão e precisa ser considerado nas atividades, estratégias, documentos e materiais utilizados neste processo de formação, já que o Programa Escola Zé Peão é em uma especificidade da Educação Popular.Downloads
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Publicado
2016-12-20
Edição
Seção
Dissertações e Teses