O ensino religioso e o programa escola Zé Peão: interfaces e articulações no currículo

Autores

  • Mirinalda Alves Rodrigues dos Santos Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Resumo

Esse estudo tem como objetivo analisar as interfaces na proposta curricular do Programa Escola Zé Peão e suas possíveis articulações com o Ensino Religioso. Considerando que o Ensino Religioso é uma especificidade da Educação Popular, uma vez que essa educação vislumbra seu olhar para a diversidade cultural. A problemática que está sendo levantada foi apoiada, legitimada e concluída através das legislações que rege o Ensino Religioso, entre elas a Constituição de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB de n° 9394/96), Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Religioso (PCNER, 1997), além disso, foi feito interlocuções bibliográficas com principais teóricos como: Freire (1980, 1981, 1983, 2004), Zotti (2004), Passos (2007), Junqueira e Blanck (2013), Silva (2011), entre outros autores, e também através dos procedimentos metodológicos qualitativos realizados nesse estudo, o qual foi feito um Estado da Arte das bibliografias disponíveis pelo Programa de Pós – graduação em Educação (PPGE/UFPB), pela análise do material pedagógico (planejamento e sistematização) do ano e atuação da autora no Programa Escola Zé Peão (PEZP) e pelas análises dos discursos dos educadores, os coordenadores e idealizador desse programa. Diante do exposto, podemos indicar que o caminho para as questões religiosas não seja tratadas de forma doutrinada no PEZP, é a inserção do Ensino Religioso em seu currículo para que seja trabalhado mediante a um profissional com formação adequada que possa elaborar estratégias de ensino além no processo de formação inicial e continuada dos educadores do Programa Escola Zé Peão, como também nas práticas educativas cotidianamente, apresentando assim que o Ensino Religioso é de suma importância para a formação do cidadão e precisa ser considerado nas atividades, estratégias, documentos e materiais utilizados neste processo de formação, já que o Programa Escola Zé Peão é em uma especificidade da Educação Popular.

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Biografia do Autor

Mirinalda Alves Rodrigues dos Santos, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutoranda e Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões pela Universidade Federal da Paraíba - PPGCR/UFPB, na linha de pesquisa Educação e Religião. Graduada no Curso de Licenciatura em Pedagogia para Magistério em Educação Infantil e Ensino Fundamental (Anos Iniciais do Ensino Fundamental, cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos) com Área de Aprofundamento em Educação de Jovens e Adultos do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba Campus I - João Pessoa. Atua como coordenadora do Projeto de Extensão: Formação Continuada de Professores de Ensino Religioso- UFPB/SEDEC. Trabalha com as seguintes temáticas: Currículo, Políticas e práticas curriculares educacionais, Ensino Religioso, Questões de Gênero e Diversidade na escola.

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Publicado

2016-12-20

Edição

Seção

Dissertações e Teses