Conhecendo a umbanda: uma tipologia sob o prisma Bantu

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-0476.2017v7n1.33379

Palavras-chave:

Umbanda, Diálogo Religioso, Cosmovisão Bantu, Entidades Umbandistas

Resumo

O texto parte de uma proposta de diálogo intra e inter-religioso, e está ancorada em dois objetivos: um intra-religioso, apresentar diferentes visões umbandistas sobre as entidades que se fazem presentes nos rituais de Umbanda para fomentar a discussão e elaboração teórica teológica umbandista sobre o tema; e outro inter- religioso, apresentar a estudiosos do tema religião/religiosidade um panorama sobre as incorporações e trocas com os mundos visíveis e invisíveis na Umbanda, através de uma tipificação inspirada na Pirâmide Vital desenvolvida por Altuna, a fim de elucidar a cosmovisão dos povos Bantu. Dividimos a participação dos seres humanos vivos na Umbanda entre os papéis de consulentes, médiuns e sacerdotes, e tipificamos as entidades participantes nos rituais como seres divinos, divinizados, espíritos e encantados. A proposta ética é combater o desconhecimento e os preconceitos existentes sobre a Umbanda, e promover a cultura da paz entre as religiões através da abertura a se fazer conhecer por pessoas e organização religiosas não umbandistas. O contexto histórico é o da sociedade brasileira contemporânea, que se apresenta sincrética e multifacetada em termos religiosos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Frank Silva Kaitel, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Graduado em psicologia (1997) e mestre (2002) em psicologia social pela Universidade Federal de Minas Gerais, doutorando em Ciências da Religião (PUC Minas). Atualmente é professor assistente IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de psicologia, com ênfase em psicologia clínica, psicologia e religião e psicossociologia, atuando principalmente com os temas: psicoterapia, gestalt-terapia, psicologia analítica junguiana, psicossociologia clínica, análise do discurso e ciências da religião. Parecerista da Revista Horizonte: Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião (A1) da PUC/MG. Médiun umbandista.

Guaraci Maximiano dos Santos, PUC-Minas

Graduado em psicologia (2001), especialista em psicanálise e direito (2003) e direito público (2006) e mestre em Ciências da Religião (2015). Sacerdote de Umbanda e Candomblé de Angola.

Downloads

Publicado

2017-06-08

Edição

Seção

Artigos: Temática Livre