O céu eu vou tocar: um estudo sobre deficiência física nos desenhos animados Valente e Como Treinar O Seu Dragão
Resumo
Este estudo busca refletir sobre a deficiência física nos desenhos animados Valente (Pixar, 2012, direção de Mark Andrews) e Como Treinar O Seu Dragão (Dream Works Studios, 2010, direção de Chris Sanders e Dean DeBlois), presentificados nos personagens Fergus em Valente e Soluço em Como Treinar O Seu Dragão. Trata-se de um estudo com abordagem metodológica balizada pela Fenomenologia, com contribuições de Walter Benjamin para o conceito de cinema e narrativa, bem como Freitas para nos ajudar a pensar o lugar ocupado pelo deficiente em nossa sociedade. Destacamos o papel do cinema de animação como referência imagética e narrativa para as jovens gerações que, mesmo que seja por força de lei, estabelecem contato com a diversidade na sala de aula.
Downloads
Referências
BENJAMIN, Walter. O autor como produtor – Conferência pronunciada no Instituto para Estudo do Fascismo, em 27 de abril de 1934 In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura.Obras Escolhidas. 7 ed, São Paulo: Brasiliense, 1994
DELEUZE, Gilles. PARNET, Claire. Diálogos. Tradução Eloisa Araújo Ribeiro, São Paulo: Escuta, 1998
FRANKL, Viktor. Fundamentos Antropológicos da Psicoterapia. Zahar Editores, Rio de Janeiro, 1978
FREITAS, Marcos Cezar de. O aluno incluído na educação básica: avaliação e permanência. 1 ed. São Paulo: Cortez, 2013
GREUAEL, Marcelo de Veiga. Experiência, pensar e intuição – Introdução à Fenomenologia Estrutural. São Paulo, Editora Cone Sul/Editora UNIUBE, 1998
LYOTARD, Jean-François. A Fenomenologia. Tradução Armindo Rodrigues. Edições 70, Lisboa, 2008
PINEL, Hiran. Aula de Psicologia da Educação em 18 de novembro. PPGE, UFES, 2016
SOKOLOWSKI, Robert. Introdução à Fenomenologia. Tradução Alfredo de Oliveira Moraes. Loyola, São Paulo, 2004
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Revista Educare (Online)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.