NOTAS DE ESTUDO SOBRE A DIFERENÇA ENTRE EDUCAÇÃO RELIGIOSA E ENSINO RELIGIOSO

Autores

  • Dafiana Socorro Soares Vicente Carlos Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Glória das Neves Dutra Escarião Universidade Federal da Paraíba

Resumo

Quando nascemos, somos inseridos num contexto, numa sociedade pronta, construída, determinada. É imerso nesse novo espaço que nos relacionamos por meio dos nossos sentidos. Somos capturados por cheiros, sons, sabores, luzes, cores, barulhos, texturas, entre outros.  Nossos pais são os primeiros de nossa espécie com quem estabelecemos relações. É imerso na sociedade e nas relações intersubjetivas que somos cotidianamente constituídos. Somos motivados a engatinhar, a levantar a cabeça, a iniciar os primeiros passos, a balbuciar os primeiros sons, a falar as primeiras palavras. Nesse processo, constituímo-nos humanos, aprendendo a ver, a ouvir, a sentir, a falar, a andar, a escolher, a decidir, a construir, a viver. Se a educação acontece em todos os lugares, se varia a depender da sociedade e do tempo histórico, se cotidianamente somos impactados por seus efeitos e submetidos a ela em diversas situações concretas, cooperando com a constituição de nossa subjetividade e na reprodução da cultura, estamos diante de um acontecimento concreto no cenário da vida humana. Por isso é pertinente conhecê-la, para que possamos falar sobre ela com propriedade, praticá-la com a devida competência e consciência de seu modo de ser singular, de seu funcionamento e de seus possíveis efeitos individuais e sociais. Assim, o presente texto apresenta algumas reflexões no âmbito da educação em geral e do Ensino Religioso, em particular, visando compreender suas especificidades e definições, o que servirá de norte para tratarmos da Educação Religiosa e do Ensino Religioso, no Brasil, que foram se desenvolvendo em nossa sociedade. 

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Biografia do Autor

Dafiana Socorro Soares Vicente Carlos, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutorando em Educação, Mestre em Ciências das Religiões- PPGCR-UFPB; Pedagoga pela UFPB (com área de aprofundamento em Educação de Jovens e Adultos) e Especialista em Educação de Jovens e Adultos pela UFPB.Como pesquisadora tem se ocupado em investigar alguns temas: Educação de Jovens e Adultos, Ensino Religioso; Imaginário, Imagem na sociedade contemporânea, Livro didático na EJA.

Glória das Neves Dutra Escarião, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2006). Professora universitária da Universidade Federal da Paraíba atuando principalmente nas seguintes áreas: currículo, pedagogo, supervisão e orientação escolar, projeto político pedagógico e escola pública, ciências das religiões.

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Publicado

2017-08-15

Como Citar

CARLOS, D. S. S. V.; ESCARIÃO, G. das N. D. NOTAS DE ESTUDO SOBRE A DIFERENÇA ENTRE EDUCAÇÃO RELIGIOSA E ENSINO RELIGIOSO. Revista Educare (Online), [S. l.], v. 1, n. 2, p. 173–200, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/educare/article/view/35411-81961. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Sociologia da Educação