A PRECARIEDADE DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO NA CONSTRUÇÃO DA TEORIA DO CONHECIMENTO

Autores

  • Francisco das Chagas Galvão de Lima Universidade Federal da Paraíba
  • Patrícia Fernanda da Costa Santos Doutorando no Programa de Pós-graduação em Educação da UFPB com pesquisa na linha Educação Popular. Professora da rede pública municipal de João Pessoa-PB

Resumo

A Ciência Moderna, como a conhecemos hoje, passou por diversos processos de consolidação, avanços e retrocessos. A necessidade de conhecer levou o homem a buscar formas de apreender a realidade e sua existência, a aprender a conhecer. Nesse processo de conhecer, o homem percebeu que há várias formas de conhecimento e, na busca pelo método ideal, passou a discutir a produção do conhecimento através do método científico. Neste trabalho, colocamos em tela breves reflexões acerca da precariedade do conhecimento científico na ciência moderna, discorrendo acerca do Iluminismo, Razão e Método na Modernidade; Empirismo e Positivismo; Fenomenologia e Hermenêutica; e Materialismo Histórico-Dialético. Concluímos, assim, que a discussão acerca da precariedade do conhecimento científico evidencia as limitações da própria ciência, porém, a evolução da ciência se deu em razão dessa precariedade, pois, sua presença trouxe para a ciência diversas possibilidades de realização, promovendo o surgimento e fortalecimento de epistemologias, metodologias e teorias.

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Biografia do Autor

Francisco das Chagas Galvão de Lima, Universidade Federal da Paraíba

Doutorando no Programa de Pós-graduação em Educação da UFPB com pesquisa na linha Educação Popular.

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Publicado

2017-08-15

Como Citar

LIMA, F. das C. G. de; SANTOS, P. F. da C. A PRECARIEDADE DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO NA CONSTRUÇÃO DA TEORIA DO CONHECIMENTO. Revista Educare (Online), [S. l.], v. 1, n. 2, p. 246–259, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/educare/article/view/35536-82353. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Fluxo contínuo